Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 12 de março de 2012

Temporais na Argentina enquanto o RS ferve

O avanço de uma frente fria ontem pela Argentina, trouxe tempestades fortes para o país vizinho. Ao avançar ao encontro da corrente de baixos níveis que trazia ar quente, a convecção foi severa e uma linha de instabilidade se formou na madrugada.
A linha trouxe granizo para Buenos Aires e acumulados de mais de 100mm em algumas áreas do território argentino. Vento forte também foi registrado.

Linha frontal de forte intensidade nesta madrugada
Já aqui no sul do Brasil, o RS teve um domingo de muito calor, com máxima de 38,5ºC em Santa Maria segundo a Base Área.
Aqui em São Gabriel a máxima chegou aos 37,4ºC. E com o forte calor, núcleo de instabilidade surgiram, principalmente no leste e sudeste gaúcho.
A segunda segue com muito calor no RS, com máxima que pode chegar aos 39ºC, em áreas tradicionalmente quentes. Mas principalmente no oeste, é que ocorrerão as temperaturas mais altas, segundo as previsões.
Amanhã uma frente fria traz instabilidade e chuva para o sul gaúcho, mas os acumulados devem baixos. Existe chance de temporal, mas isolado. O sistema frontal trará ar mais frio, o que provocará mínimas de 10ºC em solo gaúcho e máximas inferiores aos 30ºC na região sul do estado, nesta próxima semana.

Previsão de chuva nos próximos dois dias. (Inmet)

Previsão Cptec/Inpe
Fonte: Metsul Meteorologia, Inmet, NOAA, Cptec/Inpe, SMN-Arg, Climatempo, Gustfront.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...