Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ar quente avança, trazendo calor para o RS

O avanço de ar mais quente hoje para o RS será grande, com máximas podendo alcançar os 39ºC segundo a Metsul. Porém esta semana promete ser muito quente com máximas que podem chegar aos 40ºC.

A tendência para esta semana é que as temperaturas fiquem acima da média no RS (abaixo), indicando um novo período de calor.

O ar quente que predominará deve favorece uma perda maior de umidade no solo, o que preocupa áreas do norte do estado. Onde as últimas chuvas surtiram pouco efeito, e a percentagem de água disponível no solo é de apenas 20%.

A temperatura mínima de hoje foi de 21,2ºC e a tendência de mínimas altas seguirá se repetindo nos próximos dias. Quanto a temperatura pode se aproximar de 39ºC segundo algumas previsões.
Porém a instabilidade isolada pode trazer temporais isolados amanhã para o estado, e podendo impedir um maior aquecimento em cidades do sul gaúcho.
Instabilidade mais generalizada, segundo as previsões, só a partir do dia 12. E até lá podem ocorrer pancadas, mas com as temperaturas altas pela tarde.

Previsão Cptec:
A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) coloca um potencial para tempo severo em território argentino hoje, quando o ingresso de ar quente encontrará uma frente fria.
A formação deve uma linha de instabilidade pode trazer chuva forte acompanhada de temporais fortes.

Fonte: Metsul, Cptec/Inpe, Inmet, NOAA, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...