Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Muito frio!

A poderosa massa de ar frio noticiada na última semana começou ontem a ingressar no Conesul confirmando a expectativa da neve e de temperaturas bastante baixas. Na noite de a ocorrência de neve granular em Montevidéu era apenas uma amostra do que cairia nas serras gaúcha e catarinense na madrugada. Em São José dos Ausentes (imagens abaixo) a neve acumulou sobre os carros e a vegetação após 2h de queda de flocos. Em São Joaquim , na serra catarinense, também nevou, mas com um registro basntante raro de ThunderSnow, quando a neve cai acompanhada de trovoadas.

Neve em São José dos Ausentes por Félix Zucco:


As precipitações de inverno no entanto não ficaram restritas as cidades já citadas e pelo menos outros quatro municípios gaúchos e dezesseis catarinenses tiveram também o registro de neve. Em território gaúcho houve o registro de neve granular em diversas cidades do norte do estado, como Plamitinho, Erechim, Frederico Westphalen e Passo Fundo, onde o parceiro do blog Matheus Ribas fez o registro em foto durante a madrugada. Registros de neve granular também vieram de Pato Branco e Guarapuava no estado do Paraná.

Neve granular em Passo Fundo:

O amanhecer foi bastante frio em muitas cidades nesta segunda-feira com registro de -1°C em Canguçu e de -0,9°C em Soledade. Apesar da temperatura baixa em todo estado, muitos locais não tiveram a formação de geada, ao contrário, Vila Nova do Sul teve geada forte e -0,2°C ao amanhecer. Nesta tarde de segunda a temperatura ainda segue baixa e muitos locais terão máximas inferiores aos 10°C e até menores em pontos de serra, como Caxias do Sul que tem até o momento uma máxima de apenas 5,9°C e de Caçapava do Sul, onde não fez mais que 5,2°C.


Na próxima madrugada pode voltar a nevar sobre o Rio Grande do Sul, inclusive em pontos de menor altitude, devido ao ingresso de um cavado (área de baixa pressão) polar na média atmosfera. Devido a este sistema sinótico os modelos de projeção seguem indicando queda de neve desde a Campanha Gaúcha até Curitiba nesta terça-feira.
A terça-feira deve começar fria em todo RS inclusive com registro de geada em alguns pontos. Já a temperatura não deve cair muito abaixo de zero pela manhã devido a cobertura de nuvens que irá variar sobre o estado em alternância com períodos de sol, e que também ajuda a manter as máximas próximas aos 10°C. Amanhã na região as mínimas devem ficar entre -1°C e 3°C,  com máximas entre 8°C e 12°C

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, BAZ, Ogimet, Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...