Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 27 de julho de 2010

Calor, chuva e frio

Amanhã os modelos indicam o avanço de áreas de instabilide pelo oeste gaúcho, a chuva deve atingir a região de São Gabriel no começo da manhã.Quando aos volumes, nenhum modelos indicam altos indices pluviométricos, o modelo americo indica 14mm.
Na quinta e na sexta a advenção de ar quente do norte provoca forte aquecimento, o modelo GFS indica 25ºC para sexta, mas com a possibilidade do JBN (Jato de Baixos Níveis) trazer mais ar quente para o centro e região de São Gabriel a temperatura pode subir mais.O ar quente antecede a chegada de uma frente fria, que deve provocar volumes entorno dos 20mm para a região de São Gabriel.O sistema frontal deve trazer chuva e inclusive não se descarta temporais, porque o ar quente tende a intensificar o sistema.



Modelo msotra advenção de ar quente na sexta












Previsão de chuva no GFS para São Gabriel nos próximos 7 dias








Após a passagem da frente fria na sexta, massa de ar seco e frio, derrubará as temperaturas apartir do fim de semana.Os modelos sugerem inclusive para o domingo mínimas de 0ºC na fronteira e negativas para a serra.




















O rio Vacacaí com já dito no post de ontem, ainda se encontra acima do nível normal.Mas com os dias de tempo seco de ontem e hoje e a com a previsão de pouco acumulado para quarta, o rio não deve subir mais.
A temperatura mínima registrada em São Gabriel hoje foi de 2,7ºC às 7 horas.Com o sol a tarde a temperatura já subiu mais chegando inclusive aos 18ºC.O aquecimento segurá graduativo ainda ao longo da semana.




Imagem de satélite do satélite TERRA mostra os rios acima do nível normal na metade sul gaúcha, onde o Rio Uruguai em Uruguaiana e o Ibirapuitã em Alegrete estam 8 metros cima do nível normal.(Marcador mostra localização de São Gabriel)

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Qual o link que você verificou essa foto do satélite Terra? Tens como me passar?
    O blog tá show!!

    Obrigado.

    Daimar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...