Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Vem a chuva

Esta quarta-feira teve um amanhecer menos frio que nos últimos dias, com mínima de 7,4°C em São Gabriel. A temperatura maior ao amanhecer se eu pelo ingresso de ar mais quente em outros níveis da atmosfera, o que vai elevar a temperatura nesta tarde sobre o território gaúcho.
Se ontem a menor temperatura do estado foi de -3,2°C em São José dos Ausentes, entre quinta e sexta-feira pode fazer até 30°C em alguns pontos do noroeste do estado sinalizando o ar quente ao norte que ingressa com o Jato de Baixos Níveis.
Nesta quinta-feira a chuva já atinge, principalmente o oeste, no primeiro período do dia. A instabilidade e a chuva se espalham conforme a área de baixa pressão avança sobre o estado, atingindo grande parte das regiões gaúchas e mantendo a temperatura mais baixa,máximas em torno dos 19°C no centro-sul do estado. Já no norte e região metropolitana a temperatura sobe mais devido a menor nebulosidade e chance de chuva. Os acumulados amanhã serão bastante irregulares e inclusive não se descarta o registro de chuva forte isolada.

Área de baixa pressão traz chuva nesta quinta-feira:

Na sexta-feira a chuva que atingir o estado deve ocorrer em formas de pancadas na maioria das regiões, com o sol aparecendo nestas. No entanto as previsões tem variado bastante e a atual tendência aponta que a instabilidade se concentraria no Uruguai na sexta-feira com o ingresso de ar quente empurrando ao sul a frente fria semi-estacionária que se forma. Assim o Rio Grande do Sul teria temperaturas mais elevadas na sexta e no sábado o sistema frontal voltaria a ingressar sobre o território gaúcho. As mínimas nos próximos dias ficam entre 12°C e 16°C , vindo a cair no domingo com o rápido ingresso de ar mais frio. Já as máximas na região oscilam entre 21°C e 26°C conforme as atuais previsões.

Previsão do Cptec para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Somar, Ogimet, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...