Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pescaria e Pressão Atmosférica

Vem se aproximando a Páscoa e é tradição na Sexta-Feira Santa o consumo de peixes.Algumas pessoas compra no supermercado, mas outras preferem pescar antes.
Algumas pessoas tem seu meios de aumentar a quantidade de peixes fisgados, mas existe uma dica que trago agora que se baseia na pressão atmoférica, que é basicamente a força que o ar impõe sobre a superfície terrestre.
Geeralmente se usa a pressão como base para instabilidade, pressão baixa indica geralmente tempo instável e pressão alta indica tempo bom.
Mas com base nos peixes isto não é base, a pressão baixa é associada a evaporação maior o que diminui a oxigenação da água, o que deixa os peixes mais parados.
No caso da pressão alta ocorre o oposto e os peixes tendem a se movimentar mais, o que melhora a pescaria e que eu inclusive constatei no último fim de semana quando a pressão estava alta.





Pressão / Pescaria
1014-1020 / ideal
1013-1008 / irregular
1007-995 / ruim






A pressão é medida pelo barômetro que tanto digital pode ser encontrado em relógios e acompanhado de altimetro.Mas para você converter a pressão local para o nível do mar é só realizar um calculo básico : a cada 9m acrescente 1hPa na pressão.

Barômetro analógico

Se você não tem um barômetro pode ser basear na condição do tempo.Dias mais frios e secos com poucas ou nenhuma nuvem tem pressão atmosférica alta, e dias de muito calor com umidade alta e nuvens de desenvolvimento vertical estão associados a pressões mais baixas.
Outro meio é ficar atento a previsão do tempo, caso indique a passagem de uma frente fria seguida de melhoria este pode ser o momento ideal.Pois na maioria dos casos a pressão aumenta após a passagem do sistema.
Seguindo estes dicas você podera ter uma pescaria bem proveitosa.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...