Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Frente fria, chuva e tempestades





Hoje a nebulosidade aumenta sobre o Rio Grande do Sul devido a uma área de baixa pressão sobre território argentino, pode chover inclusive de forma localizada hoje sobre o estado.

Mas uma frente fria intensa avança apartir do sul da província de Buenos Aires, a instabilidade será reforçada e o risco de tempo severo e volumes extremos no país vizinho é alto, inclusive a NOAA (Serviço Meteorológico Americano) alerta para a formação de uma linha frontal com potencial bastante severo entre hoje e o sábado.

Amanhã a frente fria chega ao RS, podendo trazer chuva forte com acumulados extremos em algumas áreas e tempestade intensas.O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos ) alerta que a chuva forte virá acompanhada de abundantes descargas elétricas, rajadas de vento e ocasional queda de granizo. Não se descartam eventos de tempo severo com alto potencial de destruição.
No entanto a frente que avança sobre o sul do Brasil amanhã, deixa o tempo instável também no domingo e na segunda com chance de pancadas fortes de chuva de forma localizada e inclusive tempestades isoladas. No feriado alusivo ao Dia do Gaúcho, o tempo deve estar em processo de melhoria, mais ainda pode chover de forma isolada em áreas principalmente do centro para norte do RS, pois ar mais frio e seco avança apartir do sul e oeste.Na quarta-feira, o dia começa com temperatura baixa, mas não deve gear na região.


Previsão do Cptec para São Gabriel.



Pelo Inmet, o RS pode ter até 200mm em áreas do oeste do estado


Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, Inmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...