Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 11 de junho de 2013

A histórica onda de frio de 2012

No dia 6 de junho deste 2012 uma nova frente fria avançava sobre o Rio Grande do Sul, surgia na grade dos modelos numéricos a chance da rara precipitação de neve no sul do RS. Na retaguarda do sistema frontal um centro de alta pressão de mais de 1030hPa, associado a incursão de ar frio.

Dias antes as temperaturas já estavam baixas no RS, com registro negativo em Santa Rosa no dia 5. Neste mesmo dia nevava intensamente na região de Ushuaia, porém no final o dia coube a província de Buenos Aires registrar neve, lugares com Lincoln e Três Arroyos tiveram acumulação e foi registrada precipitação de água neve na Grande Buenos Aires.

Neve em Três Arroyos na Argentina:


O dia 6 começou já com temperatura negativa em Canela, Quaraí, Vacaria, Cambará do Sul, Ibirubá, 
Bom Jesus, São Marcos, São José dos Ausentes, Garibaldi, São Gabriel, Rosário do Sul, Farroupilha, São Francisco de Paula e São Leopoldo. Em Santa Rosa foi registrada a mínima dos estado no dia -3,8°C e ao longo do dia a nebulosidade frontal chegou ao sul gaúcho.A neve não veio, porém houve registro de precipitação de gelo em Canguçu e na localidade de Hermenegildo em Santa Vitória do Palmar.


O deslocamento da área de alta pressão em contraste com um intenso ciclone sobre o mar, formou uma espécie de ''corredor'' de transporte de ar frio, trazendo ar gelado do sul do continente.Em altos níveis atmosféricos havia a presença do ramo norte do Jato Polar sobre o Rio Grande do Sul , em níveis médios da atmosfera havia um cavado atuando na região e a presença de ventos, reflexo dos jatos e do forte gradiente de temperatura e de geopotencial. Em baixos níveis atmosféricos a forte inclusão de ar frio trouxe temperaturas negativas nesta camada, como reflexo destes diversos fatores o frio avançou de forma intensa e já na madrugada do dia 7 trazia temperaturas bastante baixas.

Ar frio associado a área de alta pressão (A) impulsionou frente fria (linha azul) até o Brasil central.


A advecção de frio na madrugada do dia 7 gerou um tipo de geada mais raro, a geada negra, que ocasiona na morte dos tecidos das plantas antes de presença externa de gelo e que foi  registrada em diversas localidades do estado. Neste dia a mínima na estação de baixada do Bairro Planalto em Santa Rosa foi de -7°C, pelo segundo dia consecutivo a menor do estado. O frio intenso ocasionou ainda o congelamento da água em canos e caixas d'água, como em Vila Nova do Sul que teve -5,7°C, a segunda menor temperatura do RS no dia.


No dia 8, a pressão chega a 1029.7hPa em São Gabriel e novamente a temperatura cai bruscamente pela madrugada resultando em geada generalizada e um raro registro de temperatura negativa em Torres, -0,2°C em registro da estação automática do Inmet no local. Devido ao ar bastante seco neste dia houve um escoamento maior de ar frio para as baixadas, aonde foram registradas as três menores temperaturas do estado no dia : -7,8°C em Santa Rosa, -7,7°C em Farroupilha e -6,9°C em Canela. Na região da Campanha o destaque ficou por conta de Quaraí que teve -6,3°C. Em Santa Catarina, porém foram registradas a menor temperatura do Brasil neste 2012, -9,2°C em Bom Jardim da Serra.


O último dia em que o frio foi generalizado foi dia 9, quando grande parte do menores registros ocorreram na Campanha e no Sul gaúcho. A presença da área de alta pressão sobre a região, trazendo ar bastante seco foi o fator determinante para as mínimas registradas. Em baixadas de Canela e Farroupilha foram registrados -6,3°C, menor marca do RS. Na região da Campanha o destaque foi a temperatura de -4°C registrada em São Gabriel.

Geada em Santa Margarida do Sul no dia 9 em imagem de Valério Teixera:


A intensidade da massa de ar polar acabou por trazer recordes  de temperatura em diversos locais. Em Torres os registro da estação automática de -0,2°C foi a menor temperatura registrada na cidade desde o começo do monitoramento pelo Inmet em 1913, superando inclusive registros antigos da estação convencional da cidade. 
Em Cruz Alta a marca de -4,8°C registrada pela estação automática foi o menor registro na cidade desde o ínicio do monitoramento do Inmet, em dados da própria automática e da estação convencional. Na vizinha Passo Fundo os -2,6°C da estação automática são a menor temperatura registrada na mesma desde os -3,2°C de 25 de julho de 2009.

Na região da Campanha, os -4°C registrados por estação automática em São Gabriel são a menor temperatura registrada na cidade desde a instalação da mesma em 2007.Porém existem temperaturas mais baixas em dados da estação convencional que existiu na cidade entre 1961 e 1976.
Na vizinha Rosário do Sul estação particular teve -3,9°C, a menor temperatura registrada em 26 anos monitoramento, superando os -3,2°C de 30 de junho de 1996.
Em Bagé o registro de -2,7°C da estação automática é o menor desde os mesmos -2,7°C em 3 de agosto de 2010. Na estação convencional usada para fins climatológicos a mínima de -2°C e a menor desde o dia 16 de julho de 2010.
Na fronteira com o Riveira, Santana do Livramento teve -2,8°C na estação automática é o menor desde os -3,6°C da mesma estação em 24 de julho de 2009. Na estação convencional há uma falha de dados no dia mais frio o que impede uma comparação com dados históricos da mesma estação.
Na fronteira com Artigas, a estação automática de Quaraí apontou -6,3°C, o menor registro desde sua instalação em 2007, superando os -5°C registrados em 4 de julho de 2011.
Em Uruguaiana a estação automática apontou -3,3°C a menor temperatura desde a instalação desta em 2006. A mínima da automática também foi a menor já registrada em Uruguaiana pelo Inmet , superando os -3,2°C registrados por estação convencional em 14 de julho de 2000.
Na vizinha Alegrete a mínima registrada pela automática foi de -3,8°C a menor temperatura registrada na cidade desde 17 de julho 1971, quando foram apontados  -4,1°C em registro de estação convencional.

No extremo sul gaúcho, a estação automática do Chuí apontou -1,4°C, menor temperatura desde a instalação da estação. Em Santa Vitória do Palmar estação convencional apontou 0,1°C, a menor temperatura desde os -0,7°C de 31 de julho de 2009.
Na proximidade, a estação automática em Rio Grande apontou -0,5°C, a menor temperatura desde a instalação da estação automática em 2007. Esta temperatura foi a segunda menor temperatura já registrada em Rio Grande tanto entre dados da automática e da convencional, ficando atrás dos -0,6°C aferidos em 30 de julho de 2009, em 10 de julho de 1945 e 2 de junho de 1925.
No litoral a cidade de Mostardas teve 3,3°C, a menor temperatura desde a instalação da estação em março de 2008. Em Tramandaí a mínima de 2,2°C foi a menor temperatura desde 25 de julho de 2009, quando a estação automática aferiu 1°C.

Na área central do estado, a mínima de 0,2 abaixo de zero em Rio Pardo, foi a menor na cidade desde os -0,5°C de 26 de julho de 2009. Na região a mínima de -1,8°C em Santa Maria foi a menor registrada pela estação automática desde 25 de de julho de 2009, quando fez -2,1°C.
Na Serra do Sudeste, Canguçu teve -1,6°C a menor temperatura desde o dia 24 de julho de 2009, quando fez -2°C na cidade.

Na região da Serra Caxias do Sul teve temperatura mínima de -1°C na estação convencional, ficando longe do recorde registrado pelo Inmet de -3°C em 14 de julho de 2000. Na vizinha Bento Gonçalves o termômetro da estação automática do Inmet indicou mínima de -2,7°C no dia 7, a menor temperatura desde a instalação do monitoramento automático na cidade. Levando conta dados da estação convencional, a mínima registrada em 2012 é a menor desde os -3,2°C de 25 de julho de 2009.
Ainda na Serra, Bom Jesus teve mínima de -4,2°C no dia 7 de junho, o menor registro da convencional desde os -5,0°C registrados em 25 de julho de 2009. A vizinha São José dos Ausentes que conta com estação automática desde 2007 teve mínima de -5,5°C, a menor desde a instalação da mesma.

No noroeste do estado a estação meteorológica de Iraí fez o registro de -1,2°C no dia 8, a menor temperatura registrada na cidade desde os -1,6°C de 12 de julho de 2003. Em São Borja a estação automática do Inmet fez o registro de -2,4°C, a menor temperatura já registrada na cidade pelo órgão na cidade inclusive levando em conta dados da antiga estação convencional. Já em Santa Rosa a estação automática pelo Inmet fez o registro de -4,4°C nesta onda de frio, a segunda menor temperatura registrada desde a instalação da mesma, ficando apenas atrás dos -4,7°C do dia 25 de julho de 2009. No entanto estação particular em área de baixada urbana registrou -7°C e -7,8°C nos dias 7 e 8 respectivamente, passando a ser a menor temperatura registrada na cidade até hoje levando em conta diversas estações e locais já monitorados.

Na região metropolitana e da Grande Porto Alegre o frio intenso trouxe também recordes de temperatura mínima. Em São Leopoldo estação monitorada pela Metsul Meteorologia no Parque da Imperatriz registrou uma temperatura mínima na onda de frio foi de -3,9°C, superando os -3,8°C de 25 de julho de 2009. Na cidade de Campo Bom que conta com uma estação convencional do Inmet desde 1984, o registro de -1,8°C no dia 7 iguala os menores as mínimas absolutas de 14/7/2000 e 25/07/2009.
Já na capital Poro Alegre a estação convencional do Jardim Botânico indicou mínima de 0,9°C, o menor da registro desde o mesmo dia 25 de julho de 2009 já citado em outras cidades. No entanto durante a influência da massa de ar polar algumas estações do sistema Metroclima espalhadas pela capital do estado indicaram temperatura negativa.

Geada em Campo Bom por Nilson Wolff:


Não bastasse os recordes  de temperatura a poderosa massa ar polar do Corpus Christi ainda trouxe a ocorrência de geada negra, que afetou pomares de Vila Nova do Sul e da região do Vale do Caí. Como o tecido de árvore congela e morre com o vento extremamente frio, algumas árvores não rebrotaram na primavera  em alguns locais evidenciando a ocorrência do fenômeno.

Cítricos foram afetados em Vila Nova do Sul-RS:


Dentro da história recente a onda de frio de junho de 2012 foi uma das mais intensas, espelhando geadas e temperaturas até mesmo tão baixas quando na também intensa onda de frio do ano de 2000. Faltou apenas a neve para caroar está espetacular onda de frio.

Fonte : Inmet, Gustfront, Metsul, Climarosul

3 comentários:

  1. Muito legal ver, no blog, a foto que capturei em Santa Margarida. Quando tiver material, neste inverno, enviarei para publicação. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Valério pelo comentário e pela bela foto que tinha permitido que eu publicasse ainda no ano passado.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Murilo!!Foi fantastica essa onda de frio do ano passado,eu diria até que foi épica aqui em santa rosa.Sempro acompanho o teu blog e essa é a primeira vez que participo nos comentarios.
    Abraçao!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...