Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Temporais provocam muitos danos

A formação de uma frente fria sobre o RS e o deslocamento desta em direção ao norte levou temporais a todos os estados da região sul do país, numa quinta-feira marcada por vento, chuva, granizo e tornado.
As primeiras tempestades se desenvolveram sobre o Rio Grande do Sul ainda na noite de quarta-feira, vindo a ocasionar chuva forte localizada na metade leste do estado e granizo em Bagé. No entanto os danos mais severos causados pelo granizo se deram no litoral gaúcho e em Santa Catarina. 
Em território rio-grandense as pedras de gelo caíram em pelo menos 50 cidades, ocorrendo em Cidreira o caso mais severo. No município do litoral algumas pedras de gelo chegavam aos 6cm de diâmetro, o que foi suficiente para destruir o telhado de cerca de 500 casas. Houve ainda queda de granizo em Encruzilhada do Sul e vento de 95km/h em Cruz Alta.
Sobre território catarinense o granizo foi acumulado em Mirim Doce (foto abaixo), causando ferimentos até em animais. No município de Chapecó o vento alcançou os 148km/h em aferição dos equipamentos do aeroporto local. No Morro da Igreja, um dos pontos mais altos de Santa Catarina, as rajadas alcançaram os 124km/h. 

Granizo em Mirim Doce-SC:

Avanço de frente de rajada em Três de Maio-RS. Foto de Ricardo Bourscheid.


As imagens de radar do começo da madrugada de quinta-feira eram impressionantes. As tempestades apresentam refletividade superior a escala máxima de medição do equipamento, caracterizando granizo de grande porte (que veio a se confirmar) e tempo muito severo. Enquanto alguns locais tinha tempo severo, em outros sequer choveu, confirmando a previsão de acumulados irregulares e temporais isolados.
A formação destas tempestades se deu sobre uma atmosfera muito instável e aquecida sobre o território gaúcho e catarinense. Na tarde anterior a temperatura havia alcançado os 34,6°C em São Gabriel e o aporte de ar aquecimento pelo jato de Baixos Níveis continuara durante a noite.

Radar indicou tempestades ultrapassando a escala máxima de 75dBz (áreas em preto)

Tal condição de severidade trouxe tempo severo com chuva intensa em curtos períodos de tempo. Em Caxias do Sul, onde alguns pontos tiveram 100mm de chuva, diversas ruas ficaram alagadas, ainda inundando casas. A imagem registrada pelo fotógrafo Roni Rigon da Cascata Véu de Noiva da uma dimensão do volume de chuva que caiu na cidade. A primeira imagem mostra a cascata e seu nível normal de queda, já a segunda imagem, registrada nesta quinta mostra a queda d'água de forma impressionante.


A onda de tempo severo ainda trouxe outro fenômenos além do granizo e do vento, o tornado. Mais uma vez o estado catarinense foi atingido, agora na cidade de Bom Jardim da Serra. O fenômeno, pelas imagens, foi de fraca intensidade, derrubando árvores, destelhando e destruindo parcialmente casas de madeiras. Moradores locais viram o funil levantando destroços e telhados, dos quais foram feitos projéteis pelo tornado. A imagem mais impressionante registrada no local mostra o pneu de um carro furando por um caibro de um telhado, que foi arrancado e arremessado pela força do vento.
Em território gaúcho os danos localizados registrados no interior de Pejuçara e Cruz Alta, somados com o relatos do moradores, não permite descartar a ocorrência de algum tornado nesta região. Em Pejuçara folhas de zinco foram arremessadas a vários metros e algumas árvores foram decepadas.

Tornado, provável categoria F1, passou por Bom Jardim da Serra. Foto : São Joaquim Online:


Após a passagem da frente fria uma nova massa de ar mais seco alcançou o território gaúcho. O dia, então, começou frio sobre o sul do estado com mínima de 7,3°C em Herval e 9,8°C no Chuí. Em São Gabriel apesar da temperatura não cair abaixo dos 15,3°C, o vento sul durante o dia impediu uma máxima além dos 28,3°C.
Amanhã porém a temperatura sobe mais uma vez e no domingo com o ingresso do Jato de Baixos Níveis faz muito calor. Neste sábado as mínimas oscilam entre 11°C e 16°C na região da Campanha, com máximas entre 28°C e 33°C. No domingo o dia começa na região com temperaturas entre 15°C e 20°C e as máximas ficam entre 31°C e 37°C. O forte calor associado a umidade faz com que a sensação térmica seja bastante elevada e que pancadas de chuva possam ocorrer no final da tarde. Na segunda-feira a formação de uma nova frente fria pode trazer tempo severo e chuva forte ao Rio Grande do Sul.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, BAZ, Meteobrasil, WxBrasil, Somar, Gustfront, São Joaquim Online, De Olho no Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...