Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Calor ganhará força

A temperatura que já está elevada nos últimos dias, irá subir mais durante o Natal, na jornada mais quente deste ano de 2013. Neste domingo fez calor, com tempo seco e vento predominantemente leste pela influência de área de alta pressão sobre o mar. Confira as máximas de domingo no Rio Grande do Sul:
  • 38,8°C - Santa Rosa (E.P)
  • 36,6°C - Três de Maio (E.P)
  • 36,4°C - Uruguaiana
  • 36,4°C - Quaraí
  • 35,2°C - São Borja
  • 34,4°C - Santana do Livramento
  • 34,3°C - São Gabriel (E.P)
  • 34,2°C - Vila Nova do Sul (E.P)
  • 34,2°C - São Luiz Gonzaga
  • 33,8°C - Dom Pedrito 

Em São Gabriel o domingo foi de sol e bastante calor, ainda amenizado pelo vento que soprava com rajadas. Na estação local do Inmet, tais rajadas alcançaram os 41km/h. Nesta segunda-feira o vento prossegue soprando de leste e a temperatura não superou as marcas ontem, com máxima de 34°C na cidade.

Dados meteorológicos do domingo:

Nesta terça-feira o ingresso de ar mais aquecido com faz com que a temperatura se eleve ainda mais no oeste do estado, onde as máximas ficam entre 33°C e 38°C, após um amanhecer com mínimas entre 18°C e 22°C. O sol brilha forte e os índices ultravioletas estarão muito altos.
Na quarta-feira de Natal o calor ganha ainda mais força com vento norte soprando. A manhã do dia 25 se dará com mínimas entre 19°C e 24°C na região da Campanha. O sol predomina, porém devido ao intenso calor é possível a formação de núcleos de chuva, que podem provocar até mesmo, tempo severo muito isolado. No período da tarde, as máximas registradas ficam entre 35°C e 39°C na região da Campanha, porém não se descarta que os termômetros indiquem até 40°C nas áreas mais quentes.
Alerta-se então para os próximos dias a possibilidade de insolação devido ao forte calor e recomenda-se o uso de filtro solar, pois a radiação ultravioleta estará bastante elevada.

As projeções atuais indicam que o calor seguirá intenso nos dias seguintes ao Natal, com potencial para marcas mais elevadas no dia 26. Tem chamado a atenção a projeção de temperaturas mínimas na casa dos 27°C para a área central e oeste do território gaúcho, na sexta-feira, dia em que a chance de chuva deve ser maior.
Projeções dos modelos números indicam forte calor até a virada do ano:

Previsão para São Gabriel nos próximos três dias:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Ogimet, Meteobrasil, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...