Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tempo e Clima SG 4° ano - Imagens


Mais um ano está terminando e neste dia 10 de dezembro o blog Tempo e Clima SG completa seu quarto aniversário. Veio o calor, a chuva, o frio, a geada, os temporais e o blog continuou a registrar tudo sobre o tempo na região. Agora então no aniversário do blog, foi preparada uma postagem especial com os registros deste quatro ano que atividade.


09/01/2013
Altocumulus em Vila Nova do Sul

O ingresso de ar aquecido, após um começo de ano ameno, levou a formação de nuvens convectivas do tipo cumulus, incluindo as altocumulus. Este tipo de nuvens se forma na média troposfera (entre 2km e 6km de altitude) e se caracteriza por lembrar pequenos chumaços de algodão.


--------------------------------------------

17/01/2013
Convecção pré-frontal em Vila Nova do Sul

Um dos dias com temperatura mais alta do mês de janeiro terminou com chuva em Vila Nova do Sul. Após máxima de 35,9°C no município vilanovense, a chuva caiu forte de forma isolada, antecedendo o avanço de uma frente fria pelo litoral gaúcho. 




--------------------------------------------

24/01/2013
Frente de rajada em Vila Nova do Sul

O avanço de uma frente fria levou a formação de tempestades sobre o oeste gaúcho.Com deslocamento dos sistema para leste a instabilidade chegou durante a tarde em Vila Nova do Sul, porém menos intensa.   A passagem desorganizada de uma frente de rajada sobre o território vilanovense se deu com chuva fraca (8mm) e vento moderado (rajadas de até 60km/h). O avanço de uma massa de ar frio na retaguarda da frente fez com que no dia 26, a temperatura mínima fosse de apenas 12,5°C





--------------------------------------------

01-02/02/2013
Calor e tempestade em Vila Nova do Sul

Até o momento o dia mais quente deste ano em grande parte do estado foi o primeiro do mês de fevereiro. O avanço de ar muito quente, antecedendo a aproximação de uma frente fria , fez com que a temperatura alcançasse os 40,4°C em Vila Nova do Sul. Na manhã do dia , porém, o deslocamento da frente fria pelo estado provocou queda das temperaturas, com chuva fraca e passagem de uma espetacular frente de rajada.


 


--------------------------------------------

08/02/2013
Nuvem lenticular em São Gabriel

Após uma tarde quente ocorreu a formação de uma rara nuvem lenticular sobre São Gabriel. Este tipo de nuvem não se desloca e se forma geralmente com a ascensão de ar relativamente estável sobre encostas e montanhas, daí o caráter raro deste tipo de formação em São Gabriel. Em alguns casos o desenvolvimento destas nuvens leva a relatos de avistamentos de discos voadores, isto pelo seu formato ovalado e de lente. Algumas imagens de nuvens lenticulares no estado e no mundo.



--------------------------------------------

16/02/2013
Nuvem funil em São Gabriel

 A influência de uma massa de ar quente e úmido sobre o estado fez a temperatura subir até os 34,5°C em São Gabriel. Com estas condições atmosféricas ocorram a formação de nuvens do tipo cumulus, com a ascensão do ar aquecido próximo a superfície para camadas mais elevadas da atmosfera e com a presença de cisalhamento do vento (mudança de velocidade e direção entre os níveis atmosféricos) houve a formação de um pequeno funil nestes nuvens sobre a cidade.


--------------------------------------------

03-04/03/2013
Frente e nuvens Kevin Helmholtz em São Gabriel

O começo do dia com trovoadas e chuva veio acompanhado da formação de uma frente de rajada em Vila Nova do Sul. Durante o período da tarde, ainda sobre a influência de um sistema frontal sobre o estado, se formaram sobre o município de Santa Margarida do Sul algumas nuvens raras as Kevin Helmholtz. Este tipo de nuvem adquire o formato de uma onda devido as diferentes velocidades do vento em sua base e em seu topo. Veja uma impressionante formação deste tipo de nuvem ano passado nos EUA.





No dia seguinte o ingresso de uma massa de ar seco fez o tempo abrir, mas antes garantindo um belo por do sol com os raios solares refletidos nas nuvens. 


--------------------------------------------

11/04/2013
Frente de rajada e chuva intensa em São Gabriel

O deslocamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, foi responsável por trazer o maior acumulado de chuva em um período de 24h no mês de abril desde 2008. Na estação monitorada pelo blog a chuva , que sucedeu o avanço de uma frente de rajada, totalizou 104,8mm.



--------------------------------------------

25/04/2013
Lua Cheia em São Gabriel

A massa de ar seco que predominava e a falta de chuva favoreceram a maior suspensão de partículas de poeira na atmosfera, o que piora a qualidade do ar e dá formação a ''névoa seca'' , visível no horizonte nos finais de tarde. Essas partículas na atmosfera também deram uma coloração mais amarelada a lua cheia.:


--------------------------------------------

03/05/2013
Linha de tempestades em São Gabriel

Avanço da uma forte linha de tempestades associada a uma frente fria, espalhou tempo severo pelo Rio Grande do Sul, porém passando por São Gabriel sem danos. Na cidade o vento não foi intenso - rajadas de 32km/h - e veio acompanhado com chuva forte, que totalizou 45mm.





--------------------------------------------

10/06/2013
Cerração em São Gabriel

Este dia começou com forte cerração em São Gabriel, o que diminui muito a visibilidade durante o período da manhã. Estima-se que a visibilidade por volta das 8h da manhã não passava dos 50m devido ao nevoeiro que é pouco comum com tamanha densidade na região de São Gabriel.



--------------------------------------------

28/06/2013
Supercélula de baixa precipitação em São Gabriel


Num cenário de muita instabilidade sobre o estado houve a formação de muitas tempestades sobre a região, ocasionando inclusive em queda de granizo no município de Vila Nova do Sul. Em São Gabriel não houve granizo ou tempo severo, por sorte, pois se desenvolveu sobre a cidade um tempestade supercelular. Este tipo de tempestade apresenta correntes rotacionais de ar quente e por isto apresenta potencial para formar tornados e granizo grande. Aquela formação supercelular ainda pode ser classificada como uma supercélula de baixa precipitação, mais rara em território sul-americano.




--------------------------------------------

30/06/2013
Amanhecer frio em Vila Nova do Sul.

No município de Vila Nova do Sul a temperatura caiu até os 4,5°C, mas em alguns pontos mais baixos perto do ponto de monitoramento a temperatura deve ter caído bem mais durante a madrugada. O amanhecer com céu bastante limpo permitiu uma bela visão de longe da cidade.



--------------------------------------------

21/07/2013
Amanhecer com névoa em Vila Nova do Sul.

Mais uma vez a temperatura caiu até os 4,5°C em Vila Nova do Sul e a diferença entre a temperatura do ar e das baixadas e cursos d'água no município, levaram a formação de nevoeiro na região.


--------------------------------------------

23/07/2013
Halo lunar e geada em São Gabriel

Em uma das noites mais frias do ano a geada já se formava as 21h do dia 22, numa noite sem vento e de lua cheia e nuvens altas no céu, o que formou um halo lunar, quando a luz refletida pela Lua acaba sendo também refletida pelos cristais de gelo que compõem este tipo de nuvem alta. No dia 23, a mínima registrada pela estação local do Inmet foi de -0,7°C, enquanto no Jardim das Hortências foi de 0,3°C.






--------------------------------------------

11/08/2013
Geada e frio em Vila Nova do Sul

O frio do inverno custou a chegar, no entanto também custou a abandonar o Rio Grande do Sul. Em pleno agosto foram 6 dias com geada em Vila Nova do Sul e um registro de neve. No dia 11 a temperatura caiu até 1,8°C com formação de geada, porém a temperatura deve ter caído mais nas áreas de baixadas próximo ao local de monitoramento.





--------------------------------------------

23/10/2013
Tempestade no fim de tarde em São Gabriel

A formação de tempestades no oeste gaúcho provocou queda de granizo e chuva intensa em diversos municípios do estado. Em São Gabriel a chuva foi de apenas 4mm devido ao enfraquecimento de uma tempestade que avançou sobre a cidade no fim de tarde.




--------------------------------------------

10/11/2013
Frente de rajada e supercélula em Vila Nova do Sul

O avanço de um sistema de baixa pressão levou a formação de tempestades sobre o Rio Grande do Sul. A intensificação do Jato de Baixos Níveis aumentou o cisalhamento em baixos níveis sobre a região de Vila Nova do Sul,  o que no período da tarde favoreceria a formação de uma supercélula. Antes, porém, houve a formação de nuvens ondulatus (primeira foto), lenticulares (segunda foto) e de uma frente de rajada.






Durante a tarde avançou sobre a região uma tempestade supercelular. Conforme já citado, este tipo apresenta correntes ascendentes rotacionais, formando uma região chamada de mesociclone, estrutura bem visível nesta tempestade. Esta provocou granizo pequeno e chuva torrencial com vento sobre o município vilanovense.








A precipitação que sucedeu as tempestades foi intensa, totalizando 134,2mm em São Gabriel na estação do Bairro Jardim das Hortências. Foi o maior acumulado em 24h desde a instalação desta em 2011.


--------------------------------------------

15/11/2013
Frente de rajada em São Gabriel

Pouco dias depois de uma poderosa onda de tempo severo, o avanço de uma frente fria induziu a formação de uma linha de tempestades. Tal alinhamento chegou a São Gabriel com a incrível formação de uma frente de rajada do tipo Shelf Cloud, assim como as demais registradas neste post. A chuva caiu forte, porém o vento não ultrapassou os 55km/h.






--------------------------------------------

26/11/2013
Arco-íris duplo em São Gabriel

Após pancadas de chuva em muitas regiões do estado devido ao ingresso do ar quente e úmido pré-frontal, em que no município de São Gabriel algumas áreas do interior do município chegaram a registrar 30mm em menos de uma hora,o contraste da chuva com o sol proporcionou belas imagens de um arco-íris duplo no final da tarde.



--------------------------------------------

01/12/2013
Tempestade de verão em Vila Nova do Sul

O calor e a umidade foram responsáveis por gerar pancadas de chuva, cujos acumulados foram no geral baixos em São Gabriel e municípios vizinhos. Em São Gabriel o acumulado foi de apenas 1mm , ainda inferior aos 4mm registrados em território vilanovense, onde a chuva chegou com algumas trovoadas e avanço desorganizado de uma frente de rajada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...