Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O domingo no Rio Grande do Sul foi marcado pelo calor intenso, com várias cidades tendo máxima acima dos 35°C. As maiores máximas foram :
  • 36,7°C - São Gabriel
  • 36,4°C - Santa Rosa (E.P)
  • 36,0°C - Teutônia
  • 35,7°C - Porto Alegre
  • 35,6°C - Campo Bom

Em São Gabriel o registro acima dos 36°C da tarde de ontem é o maior desde o dia primeiro de fevereiro, quando a temperatura alcançou 38,8°C na estação local do Inmet e 38,7°C na estação mantida pelo blog.

Dados meteorológicos de domingo:

Tanto calor sobre o estado caracteriza um cenário pré-frontal, antecedendo o avanço de uma frente fria que estava na Argentina. No país vizinho o avanço do sistema frontal foi responsável por provocar fortes temporais, com chuva e vento intenso. Na província de Córdoba os ventos chegaram aos 100km/h e as rajadas alcançaram os 140km/h em Rio Cuarto.

Avanço de tempestade em Rio Cuarto. Imagem de Santiago Corinaldesi.


O deslocamento do sistema frontal levou a formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala (aglomerado de nuvens convectivas em formato circular ou oval) entre o norte argentino e oeste gaúcho.  Apesar da presença de um sistema convectivo, as precipitações foram irregulares. Em Frederico Westphalen a precipitação totalizou 43mm na tarde de hoje, o maior volume registrado pela rede de estações do Inmet. Em São Gabriel a chuva totalizou 31,4mm no Bairro Jardim das Hortências e apenas 19mm no quartel da 13ª Cia Com, onde fica localizada a estação do Instituto Nacional de Meteorologia.


As imagens de satélite mostram aglomerado de nuvens que formava o sistema convectivo.


Após a passagem da frente fria existe a chance de chuva isolada e rápida durante a terça, com a formação de um ciclone na costa. A maior chance de pancadas é no litoral, porém pode chover fraco em outras regiões. No oeste gaúcho o sol brilha forte durante praticamente todo dia e a temperatura se eleva mais, até podendo passar dos 30°C.
As projeções tem indicado mínimas entre 16°C e 19°C na região da Campanha, com máximas oscilando entre 25°C e 28°C. O vento passa a soprar de sudeste e uma nova massa de ar seco ingressa no estado, fazendo com o amanhecer de quarta seja um pouco mais frio. Esperam-se mínimas entre 12°C e 16°C na região, com máximas oscilando entre 24°C e 29°C

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Gustfront, Tormentas de Buenos Aires, Ogimet, BAZ, Meteobrasil, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...