Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Chuva retorna e calor continua

O calor continua nesta quarta-feira em grande parte no Rio Grande do Sul, predominando também no final de semana. Ontem o ingresso de ar mais frio favoreceu a formação de tempestades isoladas na região Metropolitana e Nordeste dom estado. Na capital Porto Alegre choveu forte e alguns pontos registraram queda de granizo.

Granizo no Beira-Rio. Foto de Régis Shiba

Nesta quarta o dia começou frio em alguns pontos da fronteira com o Uruguai e Santana do Livramento teve apenas 9,6°C. No entanto o ingresso de ar bastante aquecido com o vento norte eleva a temperatura ao longo desta tarde, com forte calor. Em São Gabriel a temperatura agora as 15h é de 32,7°C, já superando a máxima da terça-feira (dados abaixo).


Tal ingresso de ar quente antecede a formação de uma frente fria sobre o estado na próxima madrugada. Não se descarta a formação de sistemas convectivos que possam trazer queda de granizo e temporais com altos volumes de chuva em áreas isoladas do estado, principalmente no oeste, norte e centro do estado. Os volumes de chuva serão irregulares e o sistema frontal deve avançar rapidamente, sendo que na região do Chuí sequer deve chover.

Projeção indica maiores volumes no oeste e norte do estado:


A quinta-feira começa com temperatura entre 17°C e 22°C na região da Campanha e devido a chuva a temperatura segue estável na primeira metade do dia. No entanto com o avanço da frente fria o sol deve aparecer no período da tarde, assim as máximas ficam entre 26°C e 30°C.
Na sexta-feira uma nova massa de ar seco e frio avança e a temperatura fica amena ao amanhecer, com um pouco de frio na fronteira com o Uruguai. Espera-se mínimas entre 11°C e 16°C e máximas entre 25°C e 30°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, BAZ, Somar, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...