Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Forte calor no Rio Grande do Sul

O ingresso de ar quente neste últimos dias fez a temperatura subir muito em todo Conesul. Em território argentino o calor é intenso e marcas acima dos 38°C já foram registradas neste domingo, com máxima de 38,4°C em Santiago del Estero.
Com o forte calor houve a formação de nuvens de chuva tanto em território argentino como em território gaúcho. Na sexta-feira, houve inclusive tempo severo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, com fortes pancadas de chuva. Em Estrela Velha e em Vila Nova do Sul a queda de granizou pintou e branco os campos, tendo sido registrados muitos prejuízos no município do Vale do Rio Pardo.
Neste domingo o calor ganhou força sobre o RS, com o registro de maiores máximas neste segundo semestre em muitas cidades do estado. O destaque foi a medição de máxima superior aos 36°C em Santa Rosa e São Gabriel.


CALOR NO RS (15/12)
  • 36,6°C - Santa Rosa (E.P)
  • 36,3°C - São Gabriel
  • 35,9°C - Quaraí
  • 35,8°C - Vila Nova do Sul (E.P)
  • 35,2°C - Uruguaiana
  • 34,5°C - São Luiz Gonzaga
  • 33,8°C - São Borja
  • 33,6°C - Santa Maria
  • 33,6°C - Santana do Livramento
  • 33,4°C - Dom Pedrito
  • 33,3°C - Campo Bom

Com o predomínio de ar mais seco as pancadas de chuva ficaram restritas ao sul uruguaio e a Argentina nesta segunda-feira. No país vizinho o calor foi intenso e na província de Buenos Aires foram registradas as maiores máximas do país : 39,6°C em Bahia Blanca e 38,1°C em Tres Arroyos.
No Rio Grande do Sul a máxima do estado mais uma vez foi registrada em Santa Rosa, pela estação localizada em área de baixada do Bairro Planalto, onde esta aferiu máxima de 38,3°C. Na rede de monitoramento do Inmet, a maior máxima foi de 36,3°C em Uruguaiana. Em São Gabriel a máxima nesta segunda foi de 35,4°C em registro da estação local do Inmet.
E nos próximos dias o calor não dará trégua. Para os próximos sete dias esperam-se temperaturas acima da média em grande parte do Rio Grande do Sul e em praticamente todo Uruguai e Argentina. As atuais projeções seguem indicando máximas próximas e até superiores aos 40°C em solo argentino, pelo menos até a véspera de Natal. A chuva neste período se dará com pancadas isoladas, principalmente na segunda metade da semana, quando estas volta a atingir o Rio Grande do Sul. A chuva está mais escassa no RS nos últimos dias devido a presença do principal canal de umidade amazônico estar localizado sobre o Brasil central, cenário que continua assim nos próximos dias.

Projeções de anomalia de temperaturas nos próximos sete dias:


Nesta terça-feira o dia começa com temperaturas elevadas na região da Campanha, assim as mínimas devem ficar entre 17°C e 22°C. Durante a tarde a temperatura sobe bastante e faz muito calor com máximas entre 33°C e 37°C. Durante a quarta-feira a condição atmosférica praticamente não muda. Esperam-se mínimas entre 16°C e 20°C na região, com máximas entre 31°C e 36°C.

Previsão para São Gabriel:

---------------------------------------------------------------

Em contraponto as altas temperaturas na América do Sul houve um impressionante registro de neve no Oriente Médio na última sexta-feira. A neve caiu em locais praticamente desérticos, onde a chuva já é um fenômeno raro. Nevou no Cairo, em Alexandria e em Jerusálem, onde a neve acumulada chegou a marca dos 50cm. Na província egípcia do Sinai (foto abaixo) a neve também acumulou, proporcionando imagens inusitadas com camelos em meio a neve. No Cairo esta queda de neve seria a primeira desde 10 de janeiro de 1855, dando dimensão da raridade do fenômeno na região.



Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, BAZ, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...