Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um dia de nuvens no RS e furacão nos EUA

Mais uma vez as nuvens predominam em grade parte do Rio Grande do Sul com chance de chuva rápida em diversos pontos do centro-leste do estado. A nebulosidade é resultante da circulação marítima provocada por um centro de alta pressão sobre o mar.As temperaturas pouco sobem em todo estado, que teve mínima de 4,8°C em Bagé e máxima parcial de 20,8°C em São Borja. 
A região da Campanha amanhã tem previsão de mínimas oscilando entre 7°C e 10°C, com máximas entre 20°C e 24°C, com menor cobertura de nuvens. Já a sexta-feira tem projeção de mínimas oscilando entre 9°C e 14°C e máximas entre 23°C e 28°C.
A sexta-feira terá um maior aquecimento com o ingresso de ar mais quente proveniente do centro-oeste brasileiro. O sábado pode ter temperaturas acima dos 30°C em locais tradicionalmente quentes do RS com chance de chuva isolada pela tarde, conforme as atuais previsões.


Em São Gabriel o mês de agosto tem uma anomalia de +3,2°C acima da média para o mês de agosto, o que deve se manter nos últimos dias do mês. Ontem a máxima no Jardim das Hortências foi de 19,1°C e no Inmet de 20,2°C. As variações voltaram a aparecer na mínima de hoje com mínima de 9,1°C pela estação do Inmet e de 9,9°C no Jardim das Hortências.
Previsão para os próximos dias:


--------------------------------------------------
A ciclone tropical Isaac chegou a costa americana como um furacão categoria 1 e ventos sustentados em até 130km/h. O sistema tem deslocamento lento e já provocou muita chuva e danos na Louisiana e Mississipi, mais uma vez Nova Orleans foi atingida por um furacão, só que desta vez mais fraco que o Katrina que provocou graves danos em 2005.
O furacão Isaac é a nona tempestade tropical a se formar neste ano sobre o Oceano Atlântico, numa temporada de furacões comparável a temporada de 2009 que teve nove tempestades nomeadas.

Imagem de satélite mostra o furacão iluminado pela Lua

Alagamentos em Nova Orleans e diversas cidades, como abaixo Braithwaite:

O furacão pode provocar acumulados de até 700mm em território americano segundo a NOAA. Imagem abaixo de um radar meteorológico mostra uma banda de nebulosidade com forte refletividade (áreas em vermelho) e não raramente estas bandas de tempestades acabam produzindo tornados.
Nesta quarta-feira um dos locais onde mais choveu, em dados de estações particulares é Moss Point que já tem 173mm acumulados.

----------------------------------------
Fonte : NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Terra, NASA, Weather Wunderground, SMN, Metsul, Apolo 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...