Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Granizada no sul gaúcho e período de aquecimento

Uma frente quente, quando o ar quente avança sobre o frio, avançou rapidamente ontem desde o norte do Rio Grande do Sul. A chuva ganhou força no sul do estado,sendo que em Pelotas choveu 56,2mm e em Bagé estação meteorológica do grupo RBS indicou em torno de 40mm. Na região de São Gabriel os acumulados foram menores e os gabrielenses tiveram 20,6mm.
Porém a chuva que chegou calma em grande parte dos municípios, venho acompanha de intensa queda de granizo em Arroio do Padre (imagem abaixo de Tatiara Neitzke). Os municípios de Barão do Triunfo e Pelotas também foram atingidos.


Agora o ar quente ingressa rapidamente sobre o estado, com termômetros já indicando 26,8°C em Santa Maria. Porém até o final de semana podem ocorrer pancadas de chuva, principalmente na metade sul do estado. Nesta quarta-feira células convectivas podem trazer chuva em pontos isolados.
O vento deve soprar de norte nos próximos dias e a temperatura está sendo prevista próxima aos 30°C na área central do estado e no noroeste entre esta quinta-feira e o sábado. As mínimas também se elevam se aproximando de 20°C no oeste do estado em área de engloba Santa Maria e São Borja. Na próxima semana o tempo muda com a passagem de uma frente fria que traz ar seco na retaguarda.

Previsão para São Gabriel:
 

São Gabriel já teve hoje temperatura mais alta, com mínima de 14,4°C no Jardim das Hortências.O abafamento aumenta com o ar quente, o que traz o fenômeno conhecido como ''paredes frias'', onde a umidade acaba se condensando em cerâmicas e paredes dentro das residências, aonde as superfícies estão mais frias.A máxima até o memento se deu na estação de monitoramento do Inmet, 23,8°C.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...