Porém o fenômeno mais severo da noite se abateu sobre Santa Bárbara do Sul, um tornado com velocidade estimada em 200km/h destruiu parte da cidade.
No sábado uma área de baixa pressão avançou em direção ao Rio Grande do Sul, cruzando pela região de São Gabriel que registrou a queda acentuada de pressão ao longo do dia, dos 1020hPa pela manhã para os 1009hPa na noite. A rápida formação e intensificação de uma frente fria sobre o norte gaúcho, aonde em 850hPa (1500m) estava presente o Jato de Baixos Níveis, favoreceu o surgimento de tempestades com potencial severo.
Imagem da satélite mostrava intenso aglomerado de tempestades no norte gaúcho
O tornado classificado como um EF2 pela Metsul Meteorologia deixou um rastro de destruição na cidade e que também fica evidenciado em plantação próxima por imagens áreas publicadas no site da empresa (foto abaixo). O evento tornádico foi responsável por R$7,1milhões de prejuízo na cidade e por danificar 320 casas além de destruir outras 60 moradias, segundo o levantamento da prefeitura. Apesar dos danos impressionantes onde carros foram ''empilhados'' e telhas arremessadas a longas distâncias, nenhuma pessoa se feriu ou morreu.
Confira imagens:
Fonte : Metsul, Zero Hora, Correio do Povo, RBS TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário