Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Temperatura se eleva e próxima semana promete mais tempestades

A temperatura vem subindo de forma gradual no após a passagem de uma frente frente entre os dias 12 e 13 sobre o Rio Grande do Sul, porém esta elevação prossegue no começo da próxima semana. Apesar de algumas cidades de norte do estado terem registrado pouca precipitação, muitas cidades tiveram apenas na última semana quase todo o esperado para o mês.

CHUVA NOS ÚLTIMOS SETE DIAS:

  • 142,4mm - Alegrete ( média de 122,9mm)
  • 135,4mm - Cruz Alta ( média de 136,7mm)
  • 124,4mm - Santiago ( média de 126,6mm)
  • 118,6mm - Santo Augusto ( média de 135,8mm)
  • 102,6mm - Santana do Livramento ( média de 93,2mm)
A temporada de tempestades no Conesul ainda segue intensa e nos últimos dias tempestades afetaram o Paraguai e o Paraná. No país vizinho o vento derrubou árvores e destruiu a cobertura de um posto de gasolina na província de Alto Paraná.Em território brasileiro duas nuvens-funil foram registradas, uma em Ampere no oeste paranaense e outra na região metropolitana de Curitiba, como não tocaram o solo não podem ser consideradas um tornado. 

Nuvem funil em Balsa Nova, região de Curitiba. Foto tirada por Mauro Moraes.

Os temporais dão uma pequena volta nos próximos dias e a Campanha gaúcha deve começar o sábado com mínimas elevadas, oscilando entre 16°C e 20°C. Pela tarde as previsões tem indicado algumas nuvens no céu, mas com o sol predominando e a temperatura máxima variando entre 29°C e 35°C.
No domingo existe a chance de chuva isolada sobre o estado, principalmente no norte do estado que já começaria a ser influenciada por uma massa de ar tropical. Na região o domingo começa com temperaturas entre 17°C e 21°C, ao longo do dia a temperatura se eleva e as máximas oscilam entre 31°C e 36°C.
Se a temperatura já bastante no final de semana as previsões atuais tem indicado uma segunda-feira de muito calor, com mínimas oscilando entre 18°C e 23°C. Existe o potencial para chuva isolada com a formação de tempestades a partir do calor e da umidade, porém em áreas não afetadas pela chuva a máxima pode chegar aos 38°C.A próxima semana reserva um novo período de tempestades, que segundo a Metsul pode trazer danos e eventos destrutivos em forma bastante isolada.

Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Irga, Meteobrasil, WxBrasil, Ogimet, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...