Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Duas Ondas de Tempestades - 20 e 22 abril

Na última semana duas ondas de instabilidade trouxeram tempestades e foramações supercelulares para o RS.As duas tiveram como incremento a advenção de ar quente pelo jato de baixos níveis.O radar em ambos períodos registrou células com refletividade extrema e potencial tornádico, queda de granizo, vento e chuva extrema foram registrados em todo Rio Grande do Sul.




-------------------------------------------------------------------


22/abril/2011



A quinta-feira foi marcada pelo céu claro com poucas nuvens na maioria das regiões gaúchas, salvo no norte.Mas na sexta o avanço de uma massa de ar quente junto a um cavado sobre o RS trouxe um cenário propício para a formação de supercélulas.


Em Vila Nova do Sul a pressão caiu e atingiu os 1000hPa por volta das 14:45 da tarde de sexta, em menos de uma hora depois uma supercélular atingia o local trazendo chuva torrencial e queda de granizo pequeno.Confira abaixo as fotos da base da nuvem, características de formações supercelulares...... um vídeo e a imagem de radar do momento (área circulada)

Supercélula em Vila Nova do Sul-RS por TCSG no Videolog.tv.






Na tarde daquela sexta, 22, áreas de instabilidade avançaram do norte argentino e do Paraguai, trazendo temporais e chuvas forte.O radar de Santiago chegou a registrar células superiores a 75dBz (área em preto) na região das Missões.Não se teve notícias de grandes transtornos devido a esta célular, que pode ter provocado granizo grande e até tornados no interior de algum município da região.

Imagem de alta resolução mostra tempestades fortes que adentraram pelo noroeste do RS.

Ao longo do dia a instabilidade foi se formando sobre o RS em áreas da Campanha e do Sul, inclusive em Bagé foram registrados alagamentos.A instabilidade foi reforçada pelo avanço de uma frente fria que adentrou no RS, ao encontrar ar muito instável a frente se intensificou, trazendo grandes acumulados.

Em São Gabriel a chuva entre sexta e sábado ficou em apenas 25mm e Santa Margarida do Sul registrou 43mm.Em Rosário do Sul foi 40mm de chuva.Mas em Vila Nova do Sul a chuva registrada pela Defesa Civil foi de 53mm na cidade, mas no interior os acumulados variaram de 60 a 100mm.


Rindat indicava explosão elétrica sobre o Rio Grande do Sul

Mas a chuva e as tempestades trouxeram prejuízos, em alguns locais a chuva ultrapassou os 200mm.Houve danos devido o vento em Santa Cruz do Sul e área Metropolitana, 11 mortes formam registradas devido a chuva e a deslizamentos em Novo Hamburgo e Igrejinha.O Rio Caí transbordou chegando a 7,5m em Montenegro e trazendo grandes prejuízos a cidade.


Avanço da instabilidade sobre Porto Alegre


Imagem do parceiro Daimar Coelho (Meteomont) mostra cheia em Montenegro--------------------------------------------------------------------------


20/abril/2011


Na quarta-feira da semana passada áreas de instabilidade se formaram sobre o Uruguai, ao longo da manhã e durante a tarde o vento norte advectado pelo Jato de Baixos Níveis trouxe ar quente para a região, tanto que foram registrados 32ºC aqui em São Gabriel e 34ºC em Santa Maira na Base Área.

A formação de um sistema frontal se deu ao longo da manhã, então a frente avançou sobre o RS.Com um deslocamento norte-nordeste o sistem fez o dia virar noite nas áreas de fronteira.

Células com grande desenvolvimento vertical se formaram, veja imagem abaixo da alta resolução, nota-se áreas mais saliente na imagem, próxima a linha de fronteira

Estas células seguiram se deslocando sobre a região da Campanha com potencial severo e até mesmo tornádico por volta das 16h daquela quarta-feira.Tanto que imagens de radar indicavam núcleos com 70dBz de refletividade condizentes com tempestades severas.


A escuridão no céu assustava por volta das 16:10 aqui em São Gabriel, com vento norte contínuo e pressão em queda.

Mas no entanto as áreas de instabilidades mais forte desviaram a cidade, onde a estação do Inmet registrou rajada de 46km/h com a passagem de nuvens com bastante rotação.

Houve queda de granizo nos munícipios de Rosário do Sul, São Gabriel, Caçapava do Sul e Dom Pedrito.


Vídeo da queda de granizo em Rosário do Sul enviado pelo colaborador do blog, Guilherme




A chuva alcançou 81mm em Uruguaiana em estação do Grupo RBS, em São Gabriel a chuva chegou a 32mm.Vila Nova do Sul teve 52mm.

A linha frontal era impressionante nas imagens da noite, com uma extenção que ia de Santa Vitória do Palmar à São Borja, isto com células fortes de tempestade, que provocaram vento forte e queda de árvores em Santa Rosa.A explosão elétrica sobre o RS devido ao sistema frontal associado a formação de um ciclone extra-tropical na costa Argentina e Uruguaia cobria boa parte do RS.
O potêncial tornadico chegou a ser alertado aqui no blog na quarta-feira,20 , e na noite daquele dia o radar de Canguçu registrou um bow-echo (eco de gancho) sobre a Lagoa Mirim, assinatura de tempestades tornádicas e frequentemente encontrado em ondas de tempestades severas no Estados Unidos.Mas não houve informação que um tornado tenha se formado sobre a Lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...