Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Advenção de combustível

A temperatura se elevou rapidamente hoje principalmente no centro e oeste, com a companhia do vento norte que segue constante e com rajadas aqui em São Gabriel.Tudo isso se deve a uma corrente de jato em níveis baixos de atmosfera, o Jato de Baixos Níveis traz ar bastante aquecido e úmido para o território gaúcho.Antecendo um sistema frontal que deve permanecar estacionário sobre o RS até segunda-feira.



Amanhã a mínima fica entorno dos 16ºC, com máxia podendo chegar aos 30ºC aqui em São Gabriel.Mas a instabilidade toma conta do oeste, centro e noroeste e pode chover forte neste regiões, com chance de tempestades nestas áreas.

Na sexta a máxima deve girar por volta dos 25ºC, mas na fronteira com o Uruguai em uma área que compreende Bagé e Livramento a máxima não passa dos 23ºC.A nebulosidade predomina e pode chover a qualquer hora, novamente com chance de tempestades.


Modelo de chuva para a manhã de sexta-feira indica chuva em todo RS

No sábado as mínimas e máximas ficam próximas em praticamente todo estado, novamente com chance de instabilidade, mas com maior potencial severo no norte do RS.No domingo deve um período de melhoria principalmente na Campanha, mas volta a esquentar e pode fazer 30ºC aqui na região, aumentando mais a sensação de abafamento.Na segunda um novo sistema frontal avança sobre o RS, novamente com chance de chuva forte.


Áreas onde a chuva tem sido escassa nestes últimos seis meses (áreas em vermelho no mapa abaixo) pode receber chuva de até 60mm na Campanha e de ate 70mm na região do Chuí.No norte a chuva pode chegar aos 150mm neste período de instabilidade.

A saída do GFS das 00Z de hoje mostrava pouca precipitação no sul do RS, com acumulados variando entre 15 e 35mm em 7 dias, mas saída das 12Z mostra até 104mm para São Gabriel em 7 dias, aumentando também os acumulados na área de Bagé.

Saída das 00Z

Os modelos não indicam avanço de ar frio sobre o RS, a não ser na terça, quanto Bagé pode ter 10ºC, mas o ar frio fica restrito ao Sul e nos demais dias a temperatura volta a subir.

Alguns modelos no entanto em suas últimas saída, chegam a indicar instabilidade forte na próxima quarta e quinta-feira, com o mantimento do Jato de Baixos Níveis jogando combustível para a instabilidade sobre o RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...