Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arco em Bagé no avanço de frente fria intensa

Ontem o avanço de uma frente fria trouxe 100mm de chuva para Montivideu e temporais no Uruguai.Um SCM (Sistema Convectivo de Mesoescala) avançou pelo sudeste do RS.Em Bagé choveu 7mm na estação do Inmet.

O colaborador do blog, João Vitor, enviou esta imagem de Bagé do avanço de uma nuvem arco:

A instabilidade chegou forte no sudeste, mas a frente perdeu força ao avançar sobre o RS, mas ainda provocou chuva forte em parte do leste.Um processo de ciclogênese a leste da Argentina impulsionou o sistem frontal que ainda provocou queda de granizo e ventania na região metropolitana e na serra.

Imagem do satélite da manhã de domingo

Em São Gabriel a chuva ficou em 2mm, mas no sul o radar registrou áreas de instabilidade fortes.Em Rio Grande foram 28mm, mas a chuva forte ainda atingiu Pelotas e Canguçu.
Ar seco avançou na retaguarda da frente trazendo frio para a região da Campanha nesta segunda-feira.Mínimas de 7ºC foram registradas em alguns locais e a umidade neste começo da semana pode chegar a apenas 25%, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 60%.

As mínima seguem baixas amanhã, mas não faz tanto frio quanto hoje.As máximas se elevam gradativamente ao longo da semana, atingindo os 29ºC na quarta.A instabilidade no entanto predomina, amanhã pode chover de forma rápida e localizada principalmente no oeste e centro do estado.

Para a quarta a chance de tempestades aumenta e a instabilidade fica concentrada na Campanha com a formação de um novo sistema frontal.O Jato de Baixos Níveis traz ar quente em baixos níveis, aumentando o potencial severo também na quinta quando pode chover forte em todas as regiões do RS.

Amanhã na Campanha pode fazer ainda 8ºC, com máxima de 22ºC.Aqui na região a mínima fica nos 12ºC, com máxima de 25ºC.Na quarta a mínima fica nos 13ºC em praticamente toda Campanha, com elevação até os 25ºC na tarde.


Mínimas hoje:

Quanto a virada do mês os modelos projetam a entrada de uma forte massa de ar polar pelo continente, que pode trazer mínimas negativas ao RS e as primeiras geadas.Mas ainda é cedo para se comentar isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...