Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Inverno de 2013 versus Inverno de 2012

O inverno astronômico de 2013 chegou ao fim há poucos dias atrás e a intensidade do frio deste ano foi comparada com a do inverno passado por muita gente em diversas conversas, em principal no interior dos municípios da região. Porém o inverno de 2013 foi mais intenso que a estação no ano de 2012 ?

Esta é uma pergunta difícil de ser respondida pois apesar da neutralidade do Pacífico Equatorial, sem El Niño e La Niña, em ambos os anos os invernos foram bastante distintos e isto vai ser tratado neste post. E para isto foram usados os dados registrados pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São Gabriel e pela estação e termômetro de monitoramento do blog em São Gabriel e em Vila Nova do Sul, respectivamente.

As média simples das temperaturas mínimas registradas nos pontos monitorados apresenta a variação de 1°C entre os invernos de 2012 e 2013, tendo o atual ano registrado as menores médias de temperaturas mínimas. Porém os dados da tabela abaixo correspondem aos três meses de inverno (Junho, Julho, Agosto) e no ano de 2012 , ao contrário do atual, os primeiros dois meses de inverno tiveram frio intenso, no entanto o mês de agosto registrou temperaturas 4°C acima da normal , elevando assim a média geral da estação.


A médias mês a mês demonstram como a temperatura ficou abaixo da média em junho e julho de 2012 tanto em São Gabriel quanto em Vila Nova do Sul. A média simples das mínimas na estação do Inmet em julho de 2012 foi a segunda menor já registrada no mês desde a instalação da estação no município em 2007, enquanto a média mínima de 8°C de 2013 figura apenas como a quarta menor desde o início da série.



Os dados registrados indicam que o inverno de 2012 foi mais extremado que o deste 2013. No último ano a estação do Bairro Jardim das Hortências registrou 4 temperaturas negativas, com pico de -2,9°C no dia 9 de junho, mesmo dia em que a estação do Inmet na cidade registrou -4°C, a menor temperatura desde a instalação da mesma. Já neste ano a estação do Jardim das Hortências não registrou nenhuma temperatura negativa sendo a marca de 0,2°C, de 24 de julho, a menor registrada no ano. Das estações na cidade apenas a do Instituto Nacional de Meteorologia teve registro abaixo de zero, mas em apenas dois dias. A menor temperatura do ano nesta estação foi registrada de 25 de julho, quando o termômetro indicou -0,7°C.
Nos dados de Vila Nova do Sul o ano de 2012 foi marcado pelo registro de 5 temperaturas negativas, com menor registro de -5,7°C no dia 7 de junho. Agora em 2013 a temperatura negativou em apenas um dia no local e o menor registrado do ano é de apenas -0,2°C. Até o número de geadas apresenta grande diferença entre os dois anos com registro de 18 geadas em 2012 e de apenas 8 geadas em 2013. Houve inclusive o registro de geada negra na região no ano de 2012.


Mas se o ano de 2012 teve mais geadas e temperaturas negativas, porque a sensação de que 2013 teve frio mais intenso ?
Os principais motivos foram a cobertura de nuvens e a precipitação. Apesar dos pluviômetro registrar como precipitação alguns dias o orvalho e a cerração os dados da estação do Bairro Jardim das Hortências demonstram a disparidade no número de dias com precipitação com acumulado superior a 0,2mm. Enquanto em 2012 foram 30 dias com acumulado superior aos já citados 0,2mm no período de inverno, neste 2013 o número de dias chegou aos 46.
A adição de muitos dias com céu nublado com o ingresso de fortes massas de ar frio fez com o que o número de temperaturas máximas abaixo dos 10°C fosse superior aos registros do ano anterior, assim como no número de dias em que a temperatura sequer superou os 15°C. Com isto o frio predominava durante todo o dia e até mesmo a presença de vento fraco fazia com que a sensação térmica fosse bastante baixa, assim a sensação de um inverno muito frio, mesmo que a temperatura não era tão extrema e havia menos geada que no ano anterior.



O frio intenso e a chuva fizeram com que este inverno de 2013 fosse histórico em muitos locais do sul do Brasil devido a neve. Houve neve em Curitiba, acumulativa em Guarapuava-PR, na Serra Gaúcha,nos Morros da Grande Florianópolis e até em pontos de menor altitude do sul gaúcho.
Neste inverno que se encerrou a neve caiu na região como há tempos não se via. No dia 23 de julho nevou com pequena acumulação em Santa Margarida do Sul (foto abaixo, Cléber Lopes) e em Vila Nova do Sul, onde neve voltou a cair em meio a chuva no dia 27 de agosto conforme relatos. Conforme relatos antigos não é o registo mais intenso de neve em Vila Nova Sul, porém um ano com dois registros de precipitação de neve é bastante raro na região.


Como pode ser visto o inverno 2012 teve frio extremo, muitas negativas e geadas com tempo mais seco. Já o de 2013 foi marcado pelos dias frios, pela umidade e pela neve. Porém pelos números (apresentados na primeira tabela) o ano de 2013 pode ser considerado o mais frio nesta comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...