Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tempestades fortes afetam o RS

Apenas alguns dias depois do avanço da frente fria, que trouxe temporais e chuva volumosa para o estado, uma nova onda de tempestades veio a atingir o estado. Nesta quarta-feira o ingresso de uma massa de ar quente e úmida associada a um centro de baixa pressão favoreceu o desenvolvimento de tempestades fortes sobre o centro, norte, leste e sul gaúcho.
Na região metropolitana de Porto Alegre e a chuva caiu forte alagando um trecho da BR-116 e fazendo o trânsito parar na saída da capital gaúcha. Em Esteio um arroio transbordou e alagou algumas ruas e bairros da cidade fazendo algumas famílias terem de abandonar suas casas. Em Garibaldi o granizo caiu com tamanho próximo a ovos de galinha em alguns pontos.

Granizo em Garibaldi.

Enchente em Esteio obrigou famílias a abandonarem as casas.

As tempestades ''explodiram'' em atividade sobre o estado ainda na madrugada, mas foi no final da manhã que os radares indicaram os núcleos mais intensos. As tempestades ainda seguem se formado sobre o estado nas próximas horas e com potencial para trazer tempo severo e transtornos para algumas regiões. Os acumulados foram irregulares até o momento e a cidade que mais registrou chuva até agora foi Esteio, com acumulado de 80mm. A organização do sistemas convectivos (aglomerados de tempestades) na próxima madrugada e durante a quinta-feira, promete levar chuva mais generaliza quantos aos volumes pluviométricos, em principal no norte do estado que pode ter acumulados de até 60mm.

Tempestade intensa se desenvolveu ao sul de Livramento na manhã de hoje :

O tempo melhora nesta quinta-feira com o ingresso de ar mais seco ao longo do dia sobre o centro-sul gaúcho. A temperatura ainda segue com marcas agradáveis ao longo da quinta (varição entre 16°C e 26°C) , no entanto na sexta-feira o tempo já deve começar a mudar no noroeste e oeste do estado com a aproximação de uma nova área de baixa pressão que pode novamente trazer tempo severo.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Zero Hora, De Olho no Tempo, BAZ, Meteobrasil, Ogimet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...