Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Semana começa com tempo seco

A última sexta-feira foi marcada pela ocorrência de granizo sobre o estado. A influência de uma área de baixa pressão no litoral que gerou tempestades e atmosfera fria proporcionou queda de granizo em diversas regiões e com diferentes intensidades.
Em Pelotas o granizo acumulou em ruas e pátios em algumas regiões da cidade, no entanto o fenômeno também aconteceu em : Teutônia, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo, Triunfo, Cachoeira do Sul, Canguçu, Feliz, Arroio do Padre, Rio Pardo, Porto Alegre, Vila Nova do Sul, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Veranópolis, Bento Gonçalves entre outras.

Granizo em Pelotas registro em imagem do grupo de caçadores de tempestades Capinchocumulus

Na capital Porto Alegre o granizo caiu que em alguns bairros era miúdo e veio em meio a chuva, que por alguns momentos caiu forte na cidade em alternância com períodos de sol, como vieram a ocorrer em grande parte do estado.
Já na região de São Gabriel a chuva foi mais isolada e caiu com mais intensidade no interior do município, sendo que na cidade o acumulado foi de 0,8mm na 13ª Cia Com e no Bairro Jardim das Hortências a garoa sequer acumulou no pluviômetro da estação. No entanto no município vizinho de Vila Nova do Sul houve queda de granizo em algumas áreas inclusive com certa acumulação conforme o relatos. A chuva também foi fraca em diversas localidades do município, porém na área urbana de Vila Nova o granizou caiu até mesmo sem chover.
Tempestades sobre o Guaíba em Porto Alegre.

O ar seco que predomina desde o sábado favoreceu a queda rápida da temperatura nas áreas de baixada do estado nesta segunda-feira, assim as estações particulares indicaram nestes locais : 2,9°C em Santana do Livramento; 3,6°C em Canela e 4,4°C em Farroupílha. E é devido a presença desta massa de ar seco que a temperatura se eleve bastante durante a tarde e que as projeções indicam temperaturas máximas entre 29°C e 25°C na Campanha durante esta terça-feira. No entanto assim como hoje o amanhecer ainda terá a temperatura baixa, em principal nas baixadas.
O vento leste resultado da circulação de uma área de alta pressão sobre o litoral e mar segue predominando nos próximos dias e assim amenizando um pouco a sensação de calor, em vista que as temperaturas terão um aumento gradual até a quinta-feira, com destaque para o centro, oeste e noroeste do estado que devem ter marcas de até 32°C na quarta-feira.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, BAZ, WxBrasil, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...