Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Frente se aproxima e com risco

Uma frente fria ''explodiu'' em atividade ontem sobre a Argentina. A apoximação do ar frio apartir do sul serviu como fonte de levantamento para as tempestades que formaram uma forte linha de instabilidade.
Choveu forte em diversas áreas com queda de granizo grande e até acumulativo em alguns locais do país vizinho, além do vento que também foi forte e causou quedas de árvores e destelhamentos. Tempestades supercélulares se formaram, sendo estas capazes de gerar tornados, mas não se tem noticias se algum ocorreu.



Hoje a frente fria se encontra sobre o Uruguai, o sistema deve avançar para o RS apartir do fim da tarde. Mas antes o fluxo de ar quente do norte aumenta bastante e o existe a chance de temporais isolados. Pode ocorrer queda de granizo e vendavais no sul e oeste gaúcho nesta quarta-feira. Sendo que o Cptec alerta para esta possibilidade:


------------------------------
Estado de Atenção


Na noite de quarta-feira (09/11) voltará a ocorrer temporal no oeste do RS. Além de chuva forte e rajadas de vento não se descarga queda isolada de granizo. Esta instabilidade deverá persistir na madrugada da quinta-feira (10/11), atingindo também áreas do centro e sul do Estado. Ao longo deste dia, a condição de temporais deverá se estender para as demais áreas do RS (incluindo a capital), sul, região serrana e oeste de SC, oeste e sudoeste do PR e sul de MS.
-------------------------------

Projeções colocam calor forte e vento norte nesta tarde de quarta-feira, com inclusive mais de 36ºC. No entanto a presença de nuvens altas (cirrus) pode atrapalhar um pouco o aquecimento da tarde.
A instabilidade se generaliza mais amanhã e pode chover forte, apesar da frente fria perder um pouco de força. A temperatura deve cair um pouco no fim de semana, principalmente no amanhecer.


Previsão Cptec:

Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, NOAA, SMN-Arg, Gruma, Inmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...