Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Frente fria passa e cai a temperatura

O dia de ontem foi de calor em todo em todo Rio Grande do Sul, porém aqui na região a temperatura não subiu como na segunda-feira. Em Santa Rosa ocorreu a maior temperatura do dia, regitrados na estação particular do parceiro Ilson Tessaro, os 38,5ºC vieram a igualar a máxima doano registrada aqui e São Gabriel no mês de março.
Máximas de ontem:


No final da tarde, fortes áreas de instabilidade explodiram na Argentina, chegando algumas ao caráter supercelular. A imagem abaixo registrada por Lucas da cidade argentina de Zarate, mostra uma supercélula com potencial tornádico:


A frente fria que trouxe granizo e vento para os países vizinhos acabou perdendo a força, porém ainda trouxe 20mm de chuva para Santana do Livramento e vento para diversas cidades gaúchas.Destacando-se o s 87km/h registrados em Cruz Alta. No entanto área mais forte avançou sobre Pelotas, trazendo esta nuvem-rolo (imagens de Gabriela Lameu):



Em São Gabriel o vento pela manhã foi de 47,5km/h e a chuva foi de apenas 1,6mm. A frente fria está associada a um ciclone que se forma na costa sul do RS, tendo este sistema a chance de provocar vento de até 90km/h no litoral gaúcho. A previsão de ondas do Cptec (abaixo) projeta ondas entre 1m e 2m no litoral e superiores a 2m em alto mar.



No entanto o vento sopra forte de sul após a passagem da frente, pois ar mais frio avança trazendo uma queda temperatura mais acentuada. A mínima de hoje deve ser registrada pela noite, e a temperatura vai baixar dos 10ºC no sul gaúcho e na Serra do RS e de SC.


Previsão do Cptec:



Fonte: Metsul, Cliamtempo, Inmet, NOAA, Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...