Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Calor antecede retorno da chuva

O vento norte tem transportado ar bastante aquecido e úmido para o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Em São Gabriel a temperatura não baixa da marca dos 20°C desde a manhã de domingo e o calor chega ao seu pico nesta terça-feira.Se ontem (dados meteorológicos abaixo) a máxima foi de 33,7°C na cidade, hoje já se tem 33,4°C na estação do Bairro Jardim das Hortências e com sensação térmica de 37,5°C devido a umidade mais elevada nesta terça.


Esta elevação da temperatura e a presença de um cavado (área de menor pressão atmosférica) entre o estado e o norte da Argentina favorece a formação de áreas isoladas de chuva, como já ocorreu no fim da tarde de ontem no centro do estado. As pancadas de chuva serão isoladas, porém podem ser localmente fortes.
Amanhã a chuva tende a ser mais generalizada com o avanço de uma frente fria sobre o estado.Os acumulados projetados não são elevados e dificilmente excederão os 40mm, a não ser em faixas localizadas. A frente que avança nesta quarta pode trazer, além de chuva forte, novos temporais ao estado. O avanço do sistema sobre a massa de ar quente aumenta a chance de tempo severo, no entanto com a frente não é intensa, este risco existe para todo o estado, porém somente pontos isolados podem ter danos.

Frente avança a manhã com risco de chuva forte.

A frente não traz ar frio na retaguarda, porém a temperatura não sobe tanto na passagem do sistema. Assim as projeções indicam mínimas entre 19°C e 24°C e máximas variando 27°C e 31°C na região da Campanha. O solo até deve aparecer no começo do dia ou em meio as nuvens que aumentam, porém a chuva cai na região durante a tarde e noite.
Na quinta o tempo abre a temperatura cai mais ao amanhecer, com projeções indicando mínimas entre 12°C e 16°C. Durante a tarde o calor será menos intenso com temperaturas entre 25°C e 28°C.

Previsão para São Gabriel:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, Ogimet, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...