Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alerta soa como alívio

Atualizado 14:11

O avanço de ar quente e ínstavel do norte já favoreceu ontem a formação de núcleos de chuva forte desde o oeste ao norte gaúcho.
Nesta quarta o tempo se deteriora mais com o aumento dos índices de instabilidade sobre o RS.Por isso se adverte para o risco de pancadas forte de chuva e temporais localizados com risco de serem severos.
Os modelos colocam índices de instabilidades maiores no norte do RS, mas em regra nenhuma região esta sem risco de tempestades.Áreas em que já choveu desde a madrugada e onde existe maior nebulosidade existe o risco de tempestades, mas áreas onde predomina o sol ou onde o sol já aparece o risco é maior.
Para aqui a região onde São Gabriel já registrou chuva de 9mm com trovoadas, existe o risco de temporais e pancadas fortes de chuva devido a conveção.A nebulosidade diminui e o sol aparece com o decorrer do dia, fazendo a temperatura subir rapidamente. Faz calor e a umidade muito alta só aumenta a sensção térmica de abafamento.

Ontem centro de baixa pressão no centro argentino favoreceu ainda mais o cenário explosivo. O radar na cidade de Paraná registrava núcleos com máxima refletividade condizentes com tempestades severas, queda de granizo e até mesmo tornados.Sobre tornados um tocou o solo em Córdoba na Argentina.
Dariu de Paraná registrou o avanço das tempestades com uma bela nuvem-arco
Na província de Córdoba um tornado atingiu a cidade de Laboulaye.Segundo informações o tornado durou 5 minutos.Dentro da cidade o tornado deixou um rastro de detruição de 2km de comprimento por 200m de largura.os serviços de telefone, eletricidade estão cortados e muitas ruas foram bloqueadas por quedas de árvores e postes.Pelos os danos o tornado ficou entre um F1 e um F2, mas só uma análise completa pode indicar a cliassificação do fenômeno.
Fotos:



O cenário de alerta para chuva forte traz alívio para a região da Campanha atingida pela estiagem.
Ontem choveu forte em Buenos Aires, mas a chuva volta a tingir a Capital argentina hoje com o avanço de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão.O sistema frontal irá provocar bastante chuva amanhã no sul e oeste uruguaio.A frente avança pelo RS na sexta, os modelos indicam inclusive acumulados altos para a Campanha gaúcha.O GFS indica até 60mm no sudoeste gaúcho (desde Uruguaiana e Livramento) e chuva de até 45mm na região de Bagé.
A chuva deve acumular mais também no extremo sul gaúcho e leste catarinense onde neste última semana choveu até 400mm, havendo deslizamentos.
Para São Gabriel e região a chuva deve variar de 15mm a 40mm, mas pode chover mais em alguns locais devido pancadas de chuva localizadas.

Modelo GFS 7 dias e MBAR 3 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...