Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Calor volta ao Rio Grande do Sul em período seco

O mês de novembro começou bem diferente que seu o antecessor, com sol e tempo seco. Para as pessoas que estavam estranhando os poucos dias de calor para a época do ano, a notícia é de que ele retorna forte nesta semana.Segundo a Metsul a Argentina e o Paraguai podem ter locais com temperaturas próximas aos 40°C e sobre o território gaúcho as máximas neste semana devem variar entre 33°C e 38°C.

Nesta tarde de segunda-feira em que mesmo como o vento a temperatura tem se elevado sobre o RS, começa a funcionar em Santa Maria o Projeto CHUVA do Cptec.Em parceria com o INPE, UFSM, UFPEL e profissionais de outros países, o projeto busca registrar dados e informações sobre sistemas convectivos e tempestades que venham a se formar em um período até 15 de dezembro. A plataforma de dados está baseada em um radar meteorológico, estações meteorológicas, modelos de alta resolução e radiossondagens.
Radar meteorológico do projeto em Santa Maria

Na região da Campanha a temperatura amanhã deve variar entre 15°C e 19°C no amanhecer e máximas entre 29°C e 35°C. Durante o dia o sol predomina com poucas nuvens, conforme as previsões.
Já na quarta-feira as mínimas na região da Campanha oscilam entre 16°C e 21°C e máximas entre 30°C e 35°C. Segundo as previsões o calor só cede no final de semana com a passagem de uma frente fria que deve trazer tempestades para a Argentina e que ao avançar sobre o RS deve perder força.
Previsão para São Gabriel:

O ar seco favoreceu uma grande variação de temperatura na sexta-feira em Vila Nova do Sul, que teve mínima de 11°C e máxima de 30°C. Neste começo de semana a umidade ainda segue baixa, com atuais 30% em São Gabriel nesta tarde de segunda-feira. Na cidade a mínima no Jardim das Hortências foi de 17,7°C enquanto no Inmet o menor registro foi de 16,6°C.

Fonte: Metsul, Cptec/INPE, UFSM, Ogimet, Inmet, Meteobrasil,NOAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...