Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tormentas afetam países vizinhos

A convecção severa que se iniciou na quarta-feira na Argentina foi responsável por provocar danos nas províncias do centro argentino. Na cidade de Córdoba, capital da província de mesmo nome, pode ter sido registrado um tornado na noite quarta nas proximidades do centro urbano. Alguns galpões foram destelhados e árvores e postes caíram com o vento.

Na mesma província de Córdoba as tempestades reservaram a Leones uma rara formação de nuvens mammatus na América do Sul, onde as ''mamas'' ficaram bem definidas no céu.

Porém a convecção sobre a Argentina foi se organizando e acabou dando origem a um CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala), um intenso aglomerado circular de nuvens convectivas comum na primavera das áreas subtropicais e que pouco havia se formando nos últimos anos. O CCM geralmente permanece ativos por várias horas no período da noite, porém ontem o sistema permaneceu ativo e intenso durante todo dia, levando tempo severo ao Paraguai e somente perdendo força na madrugada desta sexta-feira.



O Paraguai ontem sofreu com a chuva e os efeitos do Complexo Convectivo de Mesoescala, a capital do país encerrou o dia com chuva acumulada de 170mm. Diversas área ficaram sem luz, ruas alagadas,árvores tombaram, duas pessoas desapareceram e uma morreu na passagem das tempestades pelo Paraguai.

Chegada da chuva em Assunão, por Alberto Paz:

O sistema de tempestades que se formou sobre a Argentina se fortaleceu com o ingresso de umidade pelo Jato de Baixos Níveis, bloqueando assim o deslocamento deste para as províncias centrais da Argentina, onde uma frente fria se deslocava. No entanto as previsões que indicavam uma frente fria intensa acabaram mudando e os atuais prognósticos colocam um sistema frontal fraco avançando sobre o RS, mas com capacidade de provocar temporais bastante isolados.
Amanhã a região da Campanha deve ter um começo de dia com temperaturas entre 19°C e 22°C, ao longo do dia existe a chance de chuva isolada e as temperaturas máximas oscilaram entre os municípios conforme a cobertura de nuvens, porém as previsões colocam marcas entre 28°C e 32°C.
No domingo o ar seco influencia o tempo e sol aparece com poucas nuvens e as mínimas na região são previstas entre 14°C e 18°C, pela tarde com máximas entre 29°C e 32°C. Na segunda-feira a temperatura se eleva novamente e o oeste do estado pode ter calor de 36°C pelas atuais previsões.

Previsão para São Gabriel:


SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 29,8°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 21,3°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 72% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 41% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 39,9km/h (Estação do Inmet)  

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, Abc Color, Meteobrasil, WxBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...