O ciclone que até ontem era subtropical e tinha como código Invest90L começou a se intensificar na tarde de ontem.A NOAA e a Nasa começaram a monitorar o fenômeno.Boletim da tarde de ontem divulgado pela NOAA.Indicava a transição nas próximas horas de subtropical para tropical.E termina com o dizer "preparem-se para o pior"
Imagem de ontem representava o ciclone.
Em comparação com o Catarina (foto abaixo) nota-se um olho bem definido
Ontem as 22h, NOAA divulga novo boletim.
Imagem mostra banda de instabilidade concentrica sugere ter se desenvolvido uma parede do olho. Algo comum nos ciclones tropicais.
E as 0h de hoje ciclone se intensifica e pode com certeza dizer que há um ciclone tropical na costa do RS.Com o aumento da convecção especialmente no flanco sul do sistema.Que começa a adquirir formato clássico de rosca com olho bem definido.
E pela ánalise da Metsul: mesmo que a chance não seja das maiores, neste começo de madrugada não é possível descartar a possibilidade de formãção de um furacão.
Ciclone se intensifica, vento no centro chega a 40 nós contínuos.A escala de intensidade voltou para 2.5.Agora a direção tomada é sudeste, mais esta com avanço lento.
----------------------------------------------------------------------------------------------
A frente fria que vem sido monitorada pelo blog, avançou um pouco esta noite e agora tem provocado alguma chuva no Prata.Como mostra o radar:
Ligada a um centro de baixa no litoral Argentino tem perdido e ganhado força contantemente desde ontem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário