A massa de ar polar ganhará o reforço de um sistema de alta pressão na costa argentina, como os modelos previam este sistema tem 1036hPa de pressão e na sexta deve chegar a 1040hPa.O frio ganha força mesmo nesta quinta quando este sistema se aproxima do RS deixando ar mais seco, mas nesta manhã a temperatura já havia registrado uma queda, fazendo 6,0ºC ás 8h aqui em São Gabriel.
No entanto no sábado a noite já pode chover no oeste, devido um centro de baixa na Argentina.Corrigindo o que foi comentado ontem este sistema não passará sobre o Rio Grande do Sul, mas sim pela Argentina e Uruguai dando origem a um ciclone que trará seu ramo frontal sobre o Rio Grande do Sul.Os maiores volumes devem ser registrados na região de Bagé onde o GFS aponta 92mm, para São Gabriel o modelo Global indica 41mm.
Então fica o risco de chuva forte e volumosa em toda fronteira sul do RS, em cidades como Bagé,Livramento,Quaraí,Dom Pedrito.
Hoje o céu em São Gabriel desde manhã apresenta um grande número de cirrus (nuvens de altitude formadas por cristais de gelo).Essas cirrus popularmente são conhecidas como rabo-de-galo e na cultura popular não só da Campanha, mas de todo estado indica virada no tempo e chuva, como deve ocorrer neste fim de semana.
Mas, estas cirrus não vem de um centro de baixa, mas sim de instabilidades que se encontram na Argentina e no Uruguai associados a um cavado.
O centro de alta se encontrando em alto mar deve provocar a famosa circulação marítima e pode trazer chuva fraca para o litoral.
Previsão para São Gabriel nos próximos 4 dias mostra manhãs frias e tardes amenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário