Na noite de sábado uma frente quente (sentido norte para sul) avançou sobre o RS trazendo chuva forte para São Gabriel e região (como se pode ver na imagem de radar abaixo).A frente ao chegar a fronteira e ao Uruguai, se tornou um sistema frontal frio com ar gelado na retaguarda.A frente fria prvocou mais chuva na fronteira com o Uruguai, onde cidades como Livramento, Bagé e Dom Pedrito tiveram mais de 80mm.Ao avançar para o norte a frente fria foi perdendo força, até se afastar para o mar com o intenso ciclone extratropical, a qual estava associada.
Chuva no fim de semana:
- Dom Pedrito..........................87,0mm
- Livramento...........................82,4mm
- Bagé........................................81,6mm
- Quaraí.....................................59,8mm
- Sãoi Gabriel (blog)................42,5mm
- Alegrete.................................40,8mm
- Rosário do Sul........................40,0mm
- Caçapava................................32,2mm
- São Gabriel (Inmet)..............30,6mm
- São Gabriel (PCD).................28,2mm
- Santiago...................................24,6mm
- Uruguaiana.............................22,0mm
- Santa Maria............................14,2mm
- Santa Margarida do Sul.........13,0mm
- Vila Nova do Sul.....................11,0mm
O ar seco deve ganhar mais força amanhã, a Campanha deve ter geada, inclusive na região de São Gabriel.A mínima na região deve ficar entre 0ºC e 3ºC.
A chuva do fim de semana não chegou a aumentar o nível do rio Vacacaí que já tinha começado a baixar na quinta e na sexta.Segundo dados da Defesa Civil o rio se encontra 1 metros acima do nível normal, mas com o tempo seco deve voltar ao leito.
A chuva dá uma pequena trégua, mas retorna na quarta.Quando áreas de instabilidade avançam sobre o RS, a chuva não deve ser volumosa.Na quinta a instabilidade pela manhã, período em que ainda pode chover.
Mas apartir da quinta e na sexta, a advenção de ar quente do norte eleva as marcas em praticamente todo Rio Grande do Sul, antes da chegada de uma frente fria.Para a região se espera máximas em torno dos 25ºC, mas caso haja a formação do jato de baixos níveis sobre a região as temperaturas poderão chegar aos 27ºC.
O ar quente antecede a chegada de uma frente fria na sexta, no sul e na Campanha deve chover ainda na sexta feira. No resto do estado a chuva deve chegar no começo de sábado.Existe o risco de temporais, devido ao ar quente que deve intensificar a frente sobre o território gaúcho.
Os modelos projetam no fim de semana o avanço de um ar frio, o que deve derrubar as temperaturas primeiramente no sul gaúcho e região de Campanha.
Modelo GFS projeta um sistema frontal com linha bem definida.Na imagem da previsão para sexta a noite, a frente fria tem sua área de chuva mais intensa sobre a região e São Gabriel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário