O cenário explosivo e a influência de um centro de baixa no sul do estado favoreceu então o surgimento de células de tempestade apartir do Paraguai e da província argentina de Missiones.Tal instabilidade avançou para leste e sudeste atingindo a Serra Gaúcha e o Planalto Médio.Atingindo também o sul catarinense.
Satélite MODIS mostra núcleos de instabilidade (que podem ter alcançado 15km de altura) que provocaram granizo avançando em direção ao RS.
A chuva de pedras de gelo atingiu mais de 23 cidades em todo sul:
- Vacaria
- Panambi
- Floriano Peixoto
- Passo Fundo
- São Marcos
- Santo Antônio da Patrulha
- São Francisco de Paula
- Pelotas
- Piratini
- Getúlio Vargas
- Palmeira das Missões
- Gramado
- Canela
- Santa Cecília do Sul
- Marau
- Carazinho
- Nova Prata
- Igrejinha
- Taquara
- Rolante
- Caxias do Sul
- Nova Petrópolis
- Tapejara
- Tuparendi
- Bom Jardim da Serra-SC
- Guarapuava-PR
Em Floriano Peixoto o fenômeno chegou a acumular 60cm, em São Francisco de Paula houve acumulação de 20 a 30cm.Em alguns locais da Serra apesar de não houver grande acumulo o próprio tamanho das pedras de gelo causou grande estragos nas lavouras, principalmente nas de fumo.
Imagens do granizo pelo estado ontem:
(Fonte MetSul Meteorologia com fotos de Aldoir Santos/Rádio Fátima, Roberta Borsoi/Correio do Povo, Rafael Cavalli/Jornal de Gramado, Fernando Vieira/Portal Engeplus, Prefeitura de Floriano Peixoto, Prefeitura de Fontoura Xavier, Brigada Militar e twitter de @micheldv e @viniciusribeir)
Nenhum comentário:
Postar um comentário