Na outra postagem de hoje, foi comentado sobre a projeção da passagem de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, com não muito comuns para a região da Campanha. Entenda melhor sobre a pressão atmosférica:
- A pressão atmosférica não é nada mais que o peso que a atmosfera exerce sobre a superfície terrestre. A pesar de ser exercido por gases esta força tem como ser medida por alguns aparelhos, os barômetros.
- Ao nível do mar a pressão média é de uma atmosfera (1 atm) ou 1013 hPa (hectopascais), uma escala muito utilizada na meteorologia. A pressão varia normalmente em altitude, quanto mais alto o ponto menor será a pressão atmosférica exercida.
- Sobre a superfície da Terra existem áreas em que a pressão se torna menor ou maior que a média ao nível do mar, estes pontos são denominados áreas de baixa e alta pressão atmosférica.
- Fenômenos como tornados, ciclones e furacões apesar das diferenças, tem em comum a circulação gerada por áreas profundas de baixa pressão atmosférica em pequena (tornado) ou grande escala (furacões e ciclones).
- As células de Hadley e Walker as mais importantes células de circulação global que determinam o transporte de calor e os ventos na atmosfera são baseadas nas variações de pressão, na relação de ar quente associado a menor pressão (em vermelho) e ar frio associado e alta pressão (em azul).
Fontes : Cptec/Inpe, Inmet, Geografia Net, Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário