A intensificação de uma frente fria nesta última madrugada ao se deslocar para o Rio Grande do Sul trouxe temporais ao território do estado. O sistema frontal trouxer granizo isolado e fortes rajadas de vento. Em Santa Rosa , 500 casas foram danificadas com o vendaval cujo vento alcançou 121km/h. Na cidade vizinha de Santo Augusto as rajadas chegaram aos 93km/h. Em todo o estado 100 mil pessoas acabaram ficando sem energia elétrica em pontos do centro, oeste e noroeste do estado.
O avanço da frente ao avançar sobre o ar muito quente sobre o RS gerou um intenso sistema convectivo, que pelas imagens de satélite pode ser classificado com o Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), um aglomerado circular de intensas tempestades e que cobre uma grande área territorial.
Imagens do começo do dia mostram o sistema convectivo
A linha de tempestades que se organizou no começo desta segunda acabou trazendo acumulados altos de chuva em alguns pontos e chuva forte por onde passava. A linha de tempestades associada a frente fria agora avança sobre Santa Catarina e Paraná, com potencial também para levar tempo severo a estes estados e até o Mato Grosso do Sul.
MAIORES ACUMULADOS NO RS :
- 76,8mm - Frederico Westphalen
- 76,6mm - São Luiz Gonzaga
- 71,6mm - São Borja
- 59,6mm - Santiago
- 57,2mm - Ibirubá
- 56,2mm - Erechim
- 53,8mm - Cruz Alta
- 49,8mm - Santo Augusto
- 47,6mm - Santa Rosa
- 42,8mm - Rio Pardo
- 42,4mm - Caçapava do Sul
- 41,0mm - Bento Gonçalves
- 40,2mm - Palmeira das Missões
- 39,2mm - São Gabriel
- 39,2mm - Teutônia
- 37,6mm - Canguçu
- 37,0mm - Bagé
- 36,6mm - Santana do Livramento
- 36,6mm - Alegrete
- 35,4mm - Quaraí
- 31,2mm - Dom Pedrito
- 30,4mm - Lagoa Vermelha
- 30,2mm - Uruguaiana
Radar detectava fortes tempestades (em vermelho) na linha de instabilidade
O tempo melhor no Rio Grande do Sul nesta terça-feira e a temperatura caiu um pouco ao amanhecer. Nesta terça-feira alguns pontos da Campanha terão um amanhecer de 10°C, porém apesar do amanhecer mais frio a temperatura ainda segue elevada pela tarde, com marcas agradáveis e próximas aos 25°C.
Na quarta-feira a instabilidade aumenta sobre o norte do estado com nova chance de tempo severo. Na quinta-feira a chuva se espalha e pode chover forte em todo o estado, apesar dos maiores acumulados serem projetados para o norte gaúcho.
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, BAZ, Ogimet, Meteobrasil, WxBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário