Fortes células se formaram sobre o território argentino (imagem de radar abaixo), provocando queda de granizo por lá. Na fronteira com o Rio Grande do Sul também se formaram tempestades mais fortes que avançaram em linha sobre o norte do estado, provocando vento e granizo.
Porém após um começo de semana movimentado com tempestades e chuva em volumes altos, a exemplo de Santo Augusto e região que teve mais de 100mm, a quarta-feira foi abafada e sem temporais.
Porém esta rápida trégua deve durar pouco tempo, a partir de amanhã a chance de chuva volta a aumentar em grande parte do estado e na sexta-feira já pode chover forte com alguma tempestade isolada. Porém segundo as previsões o cenário mais favorável a tempestades severas se inicia a partir do final de semana, com um rápido aquecimento.
A temperatura cai uma pouco ao amanhecer no centro-sul do estado, com o ingresso de ar mais fresco junto ao vento sul, porém a queda de temperatura será pequena, com mínimas entre 11°C e 16°C na região da Campanha. Amanhã e sexta-feira a temperatura pela tarde segue acima dos 22°C, com sensação de abafamento.
Em São Gabriel a variação de temperatura foi inferior aos dez graus, com a mínima da cidade sendo registrada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, 16,7°C, e máxima de 24,8°C na mesma estação. Porém a variação micro-climática foi pequena com a nebulosidade e a estação do Jardim das Hortências registrou 16,9°C e 24,6°C, mínima e máxima respectivamente. O acumulado de chuva na cidade desde segunda-feira foi de 70,8mm, quase metade da média esperada para todo o mês.
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, REDEMET, WxBrasil, Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário