A circulação de umidade do ciclone proporcionou a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical na quarta-feira, que provocaram pancadas de chuva aqui na região e trouxeram neve e chuva congelada para a Serra Gaúcha e Catarinense, onde foi registrada a queda de neve com trovoadas, fenômeno raro até nos EUA. Em município vizinhos de Santa Maria houve queda de chuva congelada e um menino morreu atingido por um raio.
O ar mais seco hoje proporcionou uma queda maior na temperatura, sendo registrada geada na cidade. Mais uma vez houve variação dos micro-climas entre a Estação do Inmet e a particular de Murilo Lopes. Veja a tabela abaixo, com as mínimas dos últimos dias:
Ar mais quente volta a ingressar no estado apartir de hoje, quando o vento vira norte. Amanhã já pode ocorrer instabilidade no norte, esta se espalha para o estado no domingo quando existe a chance de tempestades, inclusive aqui na região. A passagem de um sistema de baixa pressão ainda deixa o tempo instável na segunda e a próxima semana deve ser quente com máxima de até 28ºC.
Amanhã segundo o Cptec o sol aparece com algumas nuvens, a mínima fica em 7ºC e a máxima chega aos 22ºC. No domingo a nebulosidade aumenta e deve chover (com chance de ser forte) , mínima em 10ºC e máxima em 24ºC. Na segunda a instabilidade ainda predomina e pode chover forte, ainda existe a chance de tempestade , mínima em 16ºC e máxima em 26ºC.
Ar quente avança em direção ao sul apartir do fim de semana, antecendo chuva e mais calor
Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, NOAA
Nenhum comentário:
Postar um comentário