A linha de instabilidade que a NOAA projetava e que foi comentada aqui no TCSG, atingiu a cidade na noite de ontem. Com vento de 48km/h e chuva forte a linha cruzou pela cidade fazendo o dai virar noite.
A previsão para ontem de diversos órgãos , indicava chuva forte e chance de tempestades fortes na Campanha e Oeste gaúcho. E após a nebulosidade do começo da manhã, o sol voltou a aparecer no oeste gaúcho pela tarde.
A temperatura subiu com máxima de 34,8ºC no final da tarde aqui em São Gabriel. Mas antes que pudessem falar em erro da previsão, a linha de instabilidade começou a se ativar na fronteira com o Uruguai.
A linha foi ganhando força ao avançar para norte. Com radar indicando áreas com 65dBz (decibéis) de refletividade, condizente com granizo.
A pressão caiu para 1004hPa em São Gabriel e o vento era norte, quando as Cumuluninbus encobriram o sol. Depois começaram os relâmpagos e o vento chegou com rajadas próxima de 50km/h. A chuva também foi torrencial, mas acabou totalizando apenas 10mmna Estação Davis do TCSG.
A instabilidade da linha trouxe 40mm em apenas uma hora em Pelotas, trazendo acumulados melhores na região de Rio Grande.
Hoje uma frente fria influência o tempo, trazendo variação de nuvens e possiveis pancadas localizadas segundo a Metsul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário