Fortes tempestade explodiram em atividade ontem sobre a região de La Pampa, Santa Fé e Buenos Aires. Muitas supercélulas se formaram, se agrupando num Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM). Trazendo chuva, granizo e vendavais em território argentino.
Supercélulas na tarde de ontem:
Hoje a temperatura sobe no RS, e pode fazer 37ºC aqui na região de São Gabriel, segundo o Cptec. A umidade segue alta e com isto a sensação de calor é maior. Temporais como o que alagou 90% das ruas de Caxias do Sul ontem , podem voltar a ocorrer. Porém desta vez a chance é maior nos sul e oeste gaúcho.
Previsão Cptec:
A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) em sua previsão para América do Sul, coloca a formação de uma linha de instabilidade pré-frontal amanhã sobre o RS e Argentina.
A linha de instabilidade muitas vezes traz tempestades fortes, e o Inmet alerta para a chance de tempestades com granizo e vento amanhã na região Sul, Oeste e Campanha.
Ar frio avança com mais força na retaguarda do sistema frontal, e em choque com o ar quente, alto ponto de orvalho e pressão atmosférica baixa. Gera um cenário favorável a formação de nuvens de chuva com potencial para trazer transtornos em pontos localizados.
Linha de instabilidade projetada cruzando o sul gaúcho (NOAA)
As expectativas de chuva, não indicam altos volumes em grande parte do RS, mas nesta quinta-feira se espera um chuva mais generalizada.
Precipitação em 3 dias - Projeção MBAR/Inmet
As últimas pancadas de chuva que atingiram o RS ainda não serviram para reverter a falta de chuva. Em São Gabriel ond a chuva nos últimos dias somou 30mm, os níveis de umidade no solo seguem baixos. O norte do RS, local onde menos choveu, também tem baixa umidade no solo. Sendo nos últimos dias a região mais quente do RS, com 40ºC em Santa Rosa na segunda-feira.
Fonte: Agritempo, NOAA, Metsul, Cptec/Inpe, NOAA, SMN-ARG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário