A temporada de tempestades segue bastante ativa sobre a América do Sul, ontem o Paraná enfrentou chuva forte e vento com a formação de diversos núcleos convectivos, que atingiram inclusive a capital do estado, Curitiba. Uma nuvem-funil foi registrada no município de Ivatuba no oeste do estado, não chegando a tocar o solo não foram registrados danos na área.
Nuvem funil ontem em foto de Rosa Dambrosk
Na última sexta-feira havia sido registrada outra nuvem-funil (foto abaixo de Rogério Pimentel) na região de Ivatuba, desta vez no município de Maringá, que foi atingido por um tornado em julho deste ano.
As nuvens-funil registradas nos últimos dias são uma amostra da intensa temporada de temporais que tem afetado o Conesul. Desde a primavera a região registrou pelo menos 10 ocorrências de fenômenos tornádicos e mais 5 nuvens-funil. Além disto há várias ocorrências com vento acima dos 100km/h e também registros de chuva intensa, principalmente na Argentina.
Falando em Argentina, as províncias centrais do país vizinhos sofreram na última madrugada com a formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala. Freyre na província de Córdoba registrou , desde ontem, o impressionante acumulado de 250mm e Rafaela na província de Santa Fé teve 170mm de chuva no mesmo período.
Esta é a primavera mais chuvosa dos últimos 40 anos em Rosário na província de Santa Fé, segundo informações do Serviço de Meteorologia da Argentina. Os atuais 567mm registrados neste primavera são o novo recorde para o período, superando os 531mm registrados em 1972.
Pois as atuais projeções (abaixo a do modelo GFS da NOAA) tem indicado muita chuva num período de sete dias sobre o RS, Uruguai e Argentina. Grande parte desta chuva segundo as atuais projeções deve cair a partir de amanhã , se estendendo até a sexta-feira com o avanço de uma frente fria e podendo ser acompanhada por queda de granizo e vento forte.
Amanhã a região da Campanha já pode ter um começo de dia com chuva e temporais isolados. A temperatura mínima deve oscilar entre os 18°C e 22°C e pela tarde com a cobertura de nuvens e chance de chuva a qualquer momento as máximas variam entre 25°C e 29°C.
Na quinta-feira a convecção se organiza com a formação de uma frente fria e pode voltar a chover forte na região, inclusive com possíveis temporais pelas atuais previsões. As mínimas previstas ficam entre os 17°C e 23°C, com máximas entre 24°C e 29°C.
SÃO GABRIEL ONTEM:
- Temperatura máxima : 31,4°C (Estação do Inmet)
- Temperatura mínima : 19,2°C (Jardim das Hortências)
- Umidade máxima : 98% (Jardim das Hortências)
- Umidade mínima : 41% (Estação do Inmet)
- Rajada máxima : 26,6km/h (Estação do Inmet)
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Globo, Meteobrasil, Gustfront, Gruma, WxBrasil, WxMaps, Zero Hora, Storm Maringá
Nenhum comentário:
Postar um comentário