CHUVA NOS ÚLTIMOS SETE DIAS:
- 142,4mm - Alegrete ( média de 122,9mm)
- 135,4mm - Cruz Alta ( média de 136,7mm)
- 124,4mm - Santiago ( média de 126,6mm)
- 118,6mm - Santo Augusto ( média de 135,8mm)
- 102,6mm - Santana do Livramento ( média de 93,2mm)
A temporada de tempestades no Conesul ainda segue intensa e nos últimos dias tempestades afetaram o Paraguai e o Paraná. No país vizinho o vento derrubou árvores e destruiu a cobertura de um posto de gasolina na província de Alto Paraná.Em território brasileiro duas nuvens-funil foram registradas, uma em Ampere no oeste paranaense e outra na região metropolitana de Curitiba, como não tocaram o solo não podem ser consideradas um tornado.
Nuvem funil em Balsa Nova, região de Curitiba. Foto tirada por Mauro Moraes.
Os temporais dão uma pequena volta nos próximos dias e a Campanha gaúcha deve começar o sábado com mínimas elevadas, oscilando entre 16°C e 20°C. Pela tarde as previsões tem indicado algumas nuvens no céu, mas com o sol predominando e a temperatura máxima variando entre 29°C e 35°C.
No domingo existe a chance de chuva isolada sobre o estado, principalmente no norte do estado que já começaria a ser influenciada por uma massa de ar tropical. Na região o domingo começa com temperaturas entre 17°C e 21°C, ao longo do dia a temperatura se eleva e as máximas oscilam entre 31°C e 36°C.
Se a temperatura já bastante no final de semana as previsões atuais tem indicado uma segunda-feira de muito calor, com mínimas oscilando entre 18°C e 23°C. Existe o potencial para chuva isolada com a formação de tempestades a partir do calor e da umidade, porém em áreas não afetadas pela chuva a máxima pode chegar aos 38°C.A próxima semana reserva um novo período de tempestades, que segundo a Metsul pode trazer danos e eventos destrutivos em forma bastante isolada.
Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Irga, Meteobrasil, WxBrasil, Ogimet, G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário