No último sábado o avanço de uma frente fria induziu a formação de tempestades severas sobre a Argentina. A província de Buenos Aires foi a mais atingida mais uma vez, com queda de granizo grande em alguns pontos e registro de atividade tornádica. Em Arrecife um tornado destruiu casas e ''cortou'' árvores ao meio, virando também um caminhão.
Em San Miguel del Monta, mesma província de Buenos Aires, foi feito um registro de uma nuvem-funil. No entanto pelas imagens parece que a nuvem teve efeitos no solo, caracterizando um tornado, apesar do funil não ser ''completo''.
A frente fria se organizou em linha ao se deslocar para o Uruguai, provocando danos severos em Dolores, no sul Uruguaio. Não sendo descartada a ocorrência de um tornado na região, que já teve o fenômeno em dezembro de 2012.
No Rio Grande do Sul a frente fria ainda chegou com uma linha de tempestades fortes e com intensa atividade elétrica. Porém nenhum dano foi registrado em território gaúcho, apesar do vento que acompanhava a chuva. São Gabriel teve ontem 17mm de chuva, enquanto em alguns municípios vizinhos o acumulado foi menor, caso de Vila Nova do Sul que teve apenas 10mm.
As previsões atuais no entanto indicam o retorno da chuva nesta terça-feira, inclusive com volumes elevados em alguns pontos do estado. A região norte deve ser a mais afetada com a instabilidade que será ativada pelo deslocamento de uma área de baixa pressão, podendo ocorrer precipitação intensa com acumulados elevados e superiores a 100mm, conforme a Metsul Meteorologia. O oeste do estado também pode ter chuva forte, com período mais propício a partir da próxima madrugada, podendo afetar a região de São Gabriel, onde os modelos numéricos preveem acumulados próximos aos 30mm.
Centro de Baixa pressão de desloca para o mar, formando um ciclone a partir da quarta-feira, que impulsionará uma massa de ar frio sobre o território gaúcho, sendo a região centro-sul do estado a que deve registrar uma maior queda de temperatura na segunda matade da semana.
Imagem do PanStarrs sobre Ivoti no começo do mês;
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Inmet, Misterios do Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário