A influência de uma área de baixa pressão atmosférica favoreceu a formação de tempestades e chuva intensa ontem no Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul. O Uruguai teve maior nebulosidade e altos volumes de chuva, cita-se os 140mm em Laureles, 110mm em Quebracho, 110 em Buricayupi, 93mm em Riveira, 85mm em Tacuarembó, 83mm em Paysandu e 71mm em Young. Já no Rio Grande do Sul tempestades isoladas trouxeram vento e principalmente granizo, que foi registrado conforme relatos em Caçapava do Sul, Piratini, Lavras do Sul e Dom Pedrito.
A tempestade que atingiu Caçapava atingiu os 75dBz (decibéis) da escala do radar meteorológico e permaneceu bastante tempo ativa, se deslocando desde Santana do Livramento até a região de Capivari do Sul em direção ao mar. No entanto novas tempestades intensas como a citada se formaram nesta madrugada com o ingresso de ar quente, vindo a provocar a queda de granizo na região de Bagé com acumulação e danos pelas pedras de gelo.
Tempestade avançando sobre Candiota. Foto de Vanessa Lucas Lopes
No final da manhã uma linha de tempestades se organizou sobre a fronteira com o Uruguai, avançando até área central do estado de forma bem organizada. A chuva foi forte em diversos municípios, porém sem registro de danos por vento.
Imagem de radar mostrava linha de tempestades fortes.
Em São Gabriel a chuva chegou forte e totalizando 45mm após a passagem de uma frente de rajada que veio acompanhada de pouco vento. A nebulosidade ainda predomina nesta sexta-feira na cidade e amanhã uma massa de ar frio começa a ingressar sobre o estado. Nos próximos dias as máximas devem ser amenas e o amanhecer promete ser frio. Já neste final de semana destaca-se o domingo, quando podem ser registradas temperaturas de até 7°C na região de Bagé.
Frente de rajada hoje em São Gabriel:
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe
Nenhum comentário:
Postar um comentário