Basicamente o Índice de Calor leva em conta a temperatura real do ar, aferida a sombra, e a umidade relativa. Tal índice tem como finalidade representar a intensidade do calor que a pessoas sentem.
O corpo humano em dias de temperatura elevada se vale do suor para diminuir a temperatura corporal, pois fornece energia térmica para a evaporação do suor, causando assim um resfriamento corpóreo. No entanto, quando o ar se encontra muito úmido a evaporação é prejudica, o que ocasiona grande desconforto, com a atmosfera saturada ocorre típica sensação de abafamento.
Nos últimos dias o Índice de Calor se aproximou dos 50°C em algumas regiões do estado e a prática de atividade física ou outro afazeres ao ar livre sobre estas condições se torna bastante perigosa. Fadiga, cansaço são apenas alguns dos sintomas que podem ser sentidos, ocorrendo inclusive casos de hipertermia e de caimbras em casos de maior exposição a índices elevados de calor. Como já dito, a evaporação do suor fica muito prejudicada e em idosos e crianças, tal condição é sentida ainda mais pelo fato da eficiência do corpo regular sua temperatura é menor.
Assim nestes dias é importante evitar atividades físicas desnecessárias e também exposição ao sol por muito tempo (ao sol o índice de calor pode aumentar até 8°C), usar roupas leves que permitam a circulação de ar e beber muita água.
TEMPERATURAS E ÍNDICES DE CALOR EM SÃO GABRIEL
01/02 - 32,4°C > 38,6°C
02/02 - 36,7°C > 46,7°C
03/02 - 37,6°C > 45,6°C
04/02 - 31,8°C* > 37,8°C*
* - parcial ao meio-dia
Quanto maior a temperatura e a umidade, maior será o Índice de Calor.
Fonte : UFPR, Climatempo, Wikipedia, NOAA
Nenhum comentário:
Postar um comentário