Nesta segunda-feira a influência de um cavado sobre o ar quente e úmido, levou a formação de temporais localizados na metade norte do território gaúcho, inclusive com danos e vento forte. Em Santa Rosa o vento alcançou os 99,7km/h durante a tarde, com chuva de 49mm em apenas uma hora. Ocorreram danos em Pareci Novo e Sapiranga, com destelhamentos e queda de postes.
De Nova Petrópolis vieram imagens impressionantes do que seria um tornado no município. Porém pelo registro do morador Carlos Ignácio, não se pode afirmar se havia rotação na nuvem.
Possível tornado em Nova Petrópolis:
Nesta terça-feira, o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas a um centro de baixa pressão traz chuva forte para o território gaúcho, principalmente da região da campanha e fronteira oeste. Em São Gabriel a chuva já totaliza 54,8mm, tendo caído forte durante a manhã e dificultado o tráfego nas cias da cidade. Por volta das 11h a chuva cai torrencialmente, com uma taxa de precipitação de 148mm/h, uma das maiores registradas neste ano na cidade.
Rua Tristão Pinto durante a chuva forte. Foto : Valdir Borin
Amanhã a formação de uma frente fria ainda mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul. Existe o risco de chuva forte em qualquer região do estado, com destaque para a região norte e serra, onde o risco de tempo severo e transtornos é maior. Na quinta-feira uma massa de ar seco ingressa no estado, fazendo a frente fria avançar.C
Nesta quarta-feira o tempo segue fechado na região, com chance de chuva a qualquer momento. Assim a temperatura pouco varia durante o dia, com mínimas entre 16°C e 21°C e máximas entre 20ºC e 24°C. Já na quinta o sol aparece com variação de nuvens na região da campanha, com chance de chuva rápida e bastante isolada nas áreas mais orientais da região, ou seja, mais próximas ao litoral. As mínimas então ficam entre 14°C e 18°C, com máximas oscilando entre 24°C e 26°C.
Previsão para São Gabriel:
Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, BAZ, WxBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário