




Já em 2010 neste mesmo perío de 1º a 17 de novembro os maiores acumulados se concentram na região da Serra, Metropolitana e Sul do estado.Mas em áreas da Fronteira e da Campanha a chuva acumula no máximo 20mm.
O destaque de novembro é a má distribuição destas chuvas. Em pouco mais de 24h a formação de um ciclone subtropical no sul do estado trouxe acumulados de 240mm em Pedro Osório enquanto ao longo de todo mês a chuva acumulou somente 3mm em Bagé.
Chuva em novembro de 2009 , do dia 1º ao dia 17:
Chuva em novembro de 2010, do dia 1º ao dia 17
Satélite MODIS mostra núcleos de instabilidade (que podem ter alcançado 15km de altura) que provocaram granizo avançando em direção ao RS.
A chuva de pedras de gelo atingiu mais de 23 cidades em todo sul:
Em Floriano Peixoto o fenômeno chegou a acumular 60cm, em São Francisco de Paula houve acumulação de 20 a 30cm.Em alguns locais da Serra apesar de não houver grande acumulo o próprio tamanho das pedras de gelo causou grande estragos nas lavouras, principalmente nas de fumo.
Imagens do granizo pelo estado ontem:
(Fonte MetSul Meteorologia com fotos de Aldoir Santos/Rádio Fátima, Roberta Borsoi/Correio do Povo, Rafael Cavalli/Jornal de Gramado, Fernando Vieira/Portal Engeplus, Prefeitura de Floriano Peixoto, Prefeitura de Fontoura Xavier, Brigada Militar e twitter de @micheldv e @viniciusribeir)