Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Há 2 anos tornado atingia São Gabriel

(Clique nas imagens para ampliar)


Em 6 de novembro de 2008, o ar quente e úmido de origem tropical provocou chuva pela madrugada e durante a manhã do dia 6 trouxe núcleos isolados de chuva.Sendo que um deles atingiu São Gabriel.
A baixa pressão atmosférica pela manhã junto com as temperaturas acima dos 25ºC mesmo com céu fechado favoreceram a formação de tal área de instabilidade.
Por volta das 10 e 30 minutos a chuva forte atinge a cidade São Gabriel.Estação do Inmet localizada na parte leste da cidade indica 11mm em apenas 1 hora, mas na parte oeste da cidade e no centro a chuva intensa trouxe alagamentos e mais de 40mm em menos de uma hora.
A mesma estação do Inmet localizada próxima ao Rio Vacacaí não registrou vento maior que 30km/h, mas em uma pequena faixa no outro lado da cidade o vento foi intenso a ponto de provocar destelhamentos e danos.
A área afetada começa próximo a Urbano Agroindustrial, seguindo pelo Bairro Trinidade e Cidade Nova.Atingindo inclusive a Escola Marques Luz, o quartel do 9º RCB e mais de 50 casas.
Danos em áreas tão localizadas são condizentes com um tornado F0 com velocidade variando de 65 a 118km/h.Mas o que confirma que o fenômeno atingiu a cidade foi o relato de um morador que disse ter visto um “cone” descendo do céu.


Em comentário ao site da Metsul, Leonardo Franco Pereira comentou sobre o ocorrido

Imagem de satélite não indicava topo muito frio nas nuvens naquele instante...
...mas imagens de radar mostram núcleos de chuva mais forte (apontado com uma flecha)
Um dos principais jornais da cidade chegou a publicar que um “mini-ciclone” teria atingido 50 casas, um erro comum quanto a identificação de um tornado.
A RBS TV em seu jornal das 19h também noticiou o temporal em São Gabriel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...