Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 28 de junho de 2011

Frio, geada em neve no Sul

Forte ar polar avançou sobre o RS no fim de semana, impulsionado por um ciclone extratropical na costa o ar frio associado a um centro de alta de 1036hPa sobre a Argentina trouxe frio e marcas negativas ao RS.


Metsul comparou ciclone na costa gaúcha (esquerda) com tempestades de inverno que ocorrem nos EUA

Mas em um domingo de muito frio em que a máxima foi de 10ºC aqui em São Gabriel, a neve se fez presente na serras gaucha e catarinense, onde houve acumulo. A circulação de umidade do ciclone e a presença de ar frio gerou um cenário propício a neve, mas esta não ficou restrita a Serra, houve sleet (chuva congelada) no litorar e na região de Porto Alegre, além do Paraná.




Morro da Antena em Urupema/SC mostrava a beleza da natureza em temperaturas negativas




Foto de Caio Souza mostram acumulo de neve na Serra Catarinense



Houve marcas negativas desde o RS até o Mato Grosso do Sul e na segunda Urubici teve temperatura em -5ºC.
Ainda fez muito frio no Rio Grande do Sul, onde São José dos Ausentes registrou -2,8ºC na segunda. Mas ontem mesmo foi que o frio ganhou força.Fez hoje -6,2ºC em Cambará do Sul e na estação particular do parceiro Ilson Tessaro foi registrada a segunda menor marca do RS com -4,8ºC.


------------------------------------------------------------------------------------------

Já em São Gabriel houve geada, e as mínimas por pouco não negativaram.


Geada neste manhã por foto de Marcelo Ribeiro


A estação meteorológica instalada no bairro Jardim das Hortências registrou mínima de 2,1ºC na segunda, quando a estação do Instituto Nacional de Meteorologia, próxima ao Rio Vacacaí registrou 2,8ºC.


Já hoje na terça em minha estação particular no Bairro Jardim das Hortências fez 0,8C.Já a mínima na estação do Inmet foi de 0,0ºC.



---------------------------------------------------------------------


As temperaturas sobem mais hoje com chance de chegar aos 15ºC, mas amanhã ainda faz frio no amanhercer com mínimas perto dos 3ºC na região.Ainda segue frio no restante da semana, mas a tendência é de que as temperaturas caiam mais apartir do fim de semana com o avanço de uma poderosa massa de ar polar que pode trazer mais neve, deve ser registrada a primeira negativa do ano em São Gabriel no ínicio da próxima semana.


Fonte: Metsul, Inmet



Um comentário:

  1. Nossa que frio aí na região sul. Moro em Juscimeira-MT e aqui também está frio..........

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...