Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Esfria após frente fria

Uma frente fria levou chuva sobre o centro da Argentina no último sábado, com registros de acumulados elevados em pouco tempo em alguns locais. O sistema ao se deslocar foi antecedida pelo ingresso de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, a partir do vento norte. A temperatura subiu e foi mais elevada em locais tradicionalmente quentes (abaixo mapa das máximas ontem), favorecendo o surgimento de nuvens de chuva que provocaram pancadas sobre o centro-sul do estado.


A frente fira alcançou o Rio Grande do Sul na noite de ontem, com a formação de tempestades intensas e com potencial elevado para granizo no oeste do estado. Nas demais áreas a chuva frontal chegou mais fraca, alcançando todo estado durante a madrugada. Em dados registrados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia, Uruguaiana teve 34,4mm e São Borja acumulado de 43,4mm.

Radar indicava refletividade condizente com granizo nas áreas rosas

A frente fria traz na sua retaguarda uma massa de ar polar, a mesma que ao avançar sobre o centro da Argentina favoreceu o surgimento de novas tempestades sobre a província de Buenos Aires ontem. Em Mar del Plata houve queda de granizo com grande tamanho de até 6cm e com acumulação e prejuízos. Carros na rua tiveram vidros quebrados e telhados também sofreram danos.

Granizo em Mar del Plata


O ar frio que avança agora sobre o estado pode bater o recorde histórico de menor registro no mês de fevereiro em algumas cidades. As atuais previsões chegam a indicar marcas de até 5°C nos campos de cima da Serra e de 8°C na região da Campanha. Em São Gabriel a mínima na quarta-feira pode ser a menor em pelos menos sete anos na cidade no mês de fevereiro, desde que começaram os registros da estação automática do Inmet.

Previsão para São Gabriel

SÃO GABRIEL ONTEM:
  • Temperatura máxima : 34,5°C (Estação do Inmet)
  • Temperatura mínima : 19,5°C (Estação do Inmet)
  • Umidade máxima : 96% (Jardim das Hortências)
  • Umidade mínima : 48% (Estação do Inmet)
  • Rajada máxima : 35,4km/h (Jardim das Hortências) 
  • Precipitação : 4mm (Jardim das Hortências)

Fonte: Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, WxBrasil, REDEMET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...